Ex-funcionário do Google revela o perigo de um celular
Você está lendo esta matéria pelo celular? A resposta provavelmente é que sim. Mas não se preocupe, você não é o único que utiliza esse aparelho para várias coisas durante o dia. Por outro lado, você já pensou quantas horas passa pendurado em seu smartphone durante o dia? Será que você está viciado?
Um ex-designer de aplicativos do Google garante que essa é a intenção das grandes marcas. Tristan Harris revela que as pessoas que desenvolvem a estética dos aplicativos querem manipular o usuário e fazer com que eles passem horas e horas voltados aos aparelhos e seus apps.
Há algum tempo Harris contribuía para tudo isso. O tempo passo e as coisas mudaram. Agora ele dirige a Time Well Spent, uma ONG que melhora aplicativos e busca uma tecnologia que pode ser nossa aliada.

Para exemplificar, Harris conta que sua missão é justamente combater apps como Facebook, Instagram e Snapchat. O antigo funcionário do Google quer impedir que estas marcas viciem mais e mais pessoas, ou pelo menos informar que esta manipulação existe e é muito perigosa.
O perigo invisível
O ex-funcionário do Google ainda diz que poucos percebem o que ta acontecendo e o quanto tudo isso é perigoso.
“É tão invisível o que estamos fazendo com nós mesmos. É como uma crise pública de saúde. Como o cigarro, com a diferença que nos foi dado tantos benefícios que as pessoas não conseguem enxergar ou admitir a erosão humana que acontece ao mesmo tempo”

A ciência concorda
A ciência concorda com Harris, já que estudos mostraram que as redes sociais podem causar depressão, isolamento social e até diminuir nossas capacidades cognitivas.
O designer luta para que os celulares beneficiem a todos; Ele quer que todos se favoreçam com a tecnologia e não só os donos de grandes empresas.
Fotos: Reprodução Internet
Fonte: Hypeness












