Casal instala câmeras de segurança em casa e leva susto ao descobrir quem estava assistindo as imagens

Vivemos em uma era em que todos somos vigiados: a própria internet e seus servidores possuem um perfil completo sobre nós. A obra de George Orwell, 1984, publicada em 1949, já lançava a teoria de que somos constantemente observados. A história do casal Alan e Jean trouxe uma perspectiva assustadora sobre essa realidade atual.
Quando eles se mudaram para uma casa em Leeds, no norte da Inglaterra, resolveram instalar câmeras de segurança, mesmo o local já tendo equipamentos de videovigilância, para se sentirem mais protegidos. Foram instaladas duas câmeras na parte externa da residência e no total, o casal tinha sete delas em toda casa, que possibilitava a captura inclusive deles à distância.
Jean contou à BBC que não se sentia ameaçada, mas acatou a decisão do marido de um sistema de vigilância. “Deixei que ele fizesse como queria, mas, após algumas semanas, fiquei sozinha em casa e pensei: ‘Bem, isso até que não é ruim”, disse ela.

Sobre as câmeras:
Os equipamentos instalados por Alan eram avançados. Elas tinham captação eletrônica de imagens, um processador para tratar os vídeos gravados e conexão com a internet, através do wi-fi da casa. Isso significa que o que era gravado ficava salvo em uma nuvem, um servidor de uma companhia, podendo ser acessado por dias ou até meses. Além disso, o sistema ainda contava com interação pelo celular.
Acontece que mesmo sendo algo complexo, também apresenta falhas na segurança, podendo ser hackeado, como explicam especialistas da empresa de segurança digital Kaspersky Lab. Isso significa que outras pessoas poderiam ter acesso a imagens internas de diversos locais/residencias.

Investigação assustadora:
Uma investigação da BBC resolveu analisar quantas vezes as imagens registradas pelo sistema de segurança do casal tinham sido reproduzidas. Desde 2015, as gravações foram assistidas cerca de 5 mil vezes em 70 países. “É bastante… Incrível, não?”, disse Alan. “Meu Deus”, declarou Jean. As atividades ocorreram em diversos países, como França e Itália, por vezes assistidas por horas!
Jean e Alan se assustaram e perceberam como precisavam mudar a segurança do próprio sistema. Você também pode tomar esse cuidado com a videovigilância, mudando senhas com frequência, atualizar o firmware constantemente, dentre outras medidas.
Foto: Reprodução/ BBC
Fonte: BBC

