Na cidade de Glasgow, na Escócia, Sra. Dunne é professora da escola primária e dá aulas para crianças de 8 a 9 anos de idade. No entanto, recentemente, ela percebeu que um desses jovens lhe ensinou a maior lição de todas.
Quando não estudam os conceitos básicos de leitura, escrita e matemática, os alunos da Sra. Dunne conversavam com frequência sobre um assunto menos escolar – o cachorro da família da professora, Charlie. Embora nenhuma das crianças tenha encontrado o golden retriever de 18 meses, todos o adoravam mesmo assim.
“Minha mãe estava tão animada por Charlie e adorava contar a todos sobre ele e mostrar-lhes fotos, incluindo na aula dela!” Lucie Dunne, a filha da professora. “As crianças muitas vezes desenhavam fotos do cachorro para ela e perguntavam sobre ele”.

Entretanto, infelizmente, a família recebeu uma triste notícia. Apesar da idade jovem de Charlie, ele possui um crescimento maligno em seu peito. Os Dunne procuraram ajuda imediatamente, mas nada poderia ser feito para salvá-lo. “Antes de sabermos que ele estava em terapia intensiva de câncer e um tumor maciço pressionando seu coração. No final, ele dependia do oxigênio e tivemos que o deixar partir”, disse Lucie.

A família de Charlie estava devastada. Na semana seguinte da morte do cão, a Sra. Dunne sabia que ela não estaria 100% bem ao dar suas aulas, então decidiu contar à sua turma que seu cachorro havia morrido. Eles também ficaram entristecidos, é claro – mas um menino, chamado Callum, encontrou uma maneira de ajudar sua professora a curar essa dor.
“Callum pediu papel na aula na segunda-feira e escreveu-lhe um bilhete sem que ela percebesse”, disse Lucie. O garoto escreveu da forma mais doce ao descrever Charlie com adjetivos correspondentes às letras de seu nome. “Mas, acima de tudo, sabe que seu cão foi especial. E seu cachorro está em um lugar melhor e está olhando por cima de você”.

“Sra. Dunne,
Desculpe se você não gostar disso ou a fazer ficar sentimental.”

Veja a carta completa:
“Para Sra. Dunne,
Sinto muito pelo seu cachorro. Eu quero dizer que seu cão foi.
Cheeky (Em português – atrevido). Eu aposto que seu cão foi realmente atrevido.
Happy (Em português – feliz). Eu aposto que seu cão foi sempre feliz.
Adorable (Em português – adorável). Eu aposto que seu cão foi super adorável.
Relative (Em português – ‘relacionável’). Eu aposto que seu cão foi realmente ligado
Lucky (Em português – sortudo). Eu aposto que seu cão foi realmente sortudo.
Incredible (Em português – incrível). Eu aposto que seu cão foi super incrível
Energetic (Em português – atrevido). Eu aposto que seu cão foi sempre cheio de energia.
Mas acima de tudo, saiba que seu cão foi especial e ele está em um lugar melhor e está olhando por você.”

“O doce era pra estar aqui, mas você o conhece. Charlie foi um ótimo cachorro. De Callum.”
A Sra. Dunne ficou tão emocionada com a carta de Callum, que levou a casa para mostrar sua família. Isso também trouxe conforto para eles. “Nos deixou uma memória maravilhosa e muito feliz durante um momento tão triste. Isso me deixa tão feliz em saber que seus alunos adoraram Charlie mesmo que não o conhecessem”, disse Lucie.

Perder um animal de estimação nunca é fácil, mas a dor que vem de dizer adeus nunca pode ultrapassar o prazer de ter estado com seu melhor amigo. É reconfortante saber que os alunos da Sra. Dunne souberam exatamente o que dizer e o que fazer quando ela mais precisou disso.
Fonte: The Dodo












