Por mais que as pessoas amem os animais de estimação, em especial os gatos, sempre fica aquele medo quando o assunto é gravidez. Afinal, como lidar quando alguém te diz que o seu gatinho pode te trazer doenças?
A atriz Carol Castro fez questão de abordar o assunto em seu Instagram. Grávida de sua primeira filha, a moça surpreendeu ao postar uma foto na última quarta-feira (26), sentada com sua bela barriga à mostra, acompanhada por seus dois gatos. Na legenda: “Gatos limpos, vacinados e casa com higiene não apresentam nenhum risco para grávidas com gatos. Por favor, vamos perder esse medo… É só se informar direitinho. E tomar os devidos cuidados. Amor felino é tudo de bom!”

O que ela quis dizer com risco está relacionado à toxoplasmose, uma doença infecciosa ocasionada por um protozoários que é transmitido nas fezes do animal. O ginecologista e obstetra Élvio Floresti, alerta sobre os cuidados que deve se ter para uma grávida conviver tranquilamente com seu gatinho de estimação: “A mulher só pega a doença se tiver contato com as fezes de um gato infectado pelo parasita. Por isso se você não sabe se o animal tem ou não o protozoário [o que pode ser detectado por um exame de sangue], é bom que a grávida não seja a responsável por limpar a bandeja sanitária do animal e que sempre lave as mãos antes de comer qualquer coisa”, afirma.
Ele também conta que é importante lavar bem as verduras, legumes e frutas, utilizando água e hipoclorito de sódio, não se esquecendo de diluir. Outra dica importante para a gestante é fazer a sorologia para toxoplasmose, onde inclui dois exames de sangue que podem detectar a presença do protozoário.
Seguindo todas as recomendações feitas pela atriz e o especialista, você poderá curtir tranquilamente sua gravidez ao lado dos bichinhos de estimação!
Fotos: Reprodução / Instagram












