Originalmente criados para ajudar na caça, os cães da raça basset hound são conhecidos pelo seu faro apurado. Dóceis e até mesmo um pouquinho “preguiçosos”, eles são uma ótima companhia, principalmente, para crianças. Contudo, em Cambridgeshire, no Reino Unido, um fazendeiro encontrou uma “nova função”, digamos assim, para um animal da raça: a de cão pastor.
Na fazenda de Michael Jobson, 29, a cadela Lady, que há três anos foi adotada por ele, protagoniza uma improvável amizade com as ovelhas do local. Onde quer que a basset vá, o rebanho a segue. Cada movimento é seguido e acompanhado de perto. “Lady se mantem totalmente calma perto das ovelhas. Ela parece nem notar que está sendo seguida”, diz o tutor. “Mesmo sem perceber, o trabalho que ela faz com o rebanho é incrível”, completa.
Jobson revela que a vida na fazenda faz muito bem para a cadela. Quando ela foi adotada, ela havia acabado de passar por uma situação de estresse que a deixou assustada e agressiva. “Não podíamos nem levá-la ao parque por medo dela morder alguém”, conta. Porém, o convívio com os animais da propriedade foram cruciais para que o cão pastor se recuperasse.
“Eu a trago para fora comigo enquanto cuido da fazenda para que ela esteja em volta dos animais. Assim, ela recupera a sua calma e a sua confiança. Ela melhorou muito!”, explica Jobson.

E embora Michael tenha um “cão pastor oficial” em sua propriedade, ele sabe que pode contar com Lady sempre que precisar.
Fonte: DailyMail












