Eu não duvido que muitos de vocês já tenham perdido algum calçado ou peça de roupa por causa de seu cachorro. Quando não estamos de olho, nossos objetos e itens pessoais podem se tornar verdadeiros banquetes para nossos pets comilões. No entanto, o que para alguns pode ser inofensivo ou normal, pode ser um sério problema para o animal.
Com apenas um ano e um mês de idade, um cão chamado Chacal, da raça Bull Terrier, passou por uma situação bastante complicada devido sua “dieta alternativa”. O cachorro precisou passar por uma cirurgia para que fossem retirados três pés de chinelo, fios de energia, pedaços de barbante e um plástico de 40 centímetros de dentro de seu estômago.
Para você ter uma ideia do tamanho do problema, ao G1 o veterinário Guilherme Nunes revelou que o material encontrado na barriga de Chacal pesou 800 gramas e poderia facilmente encher metade de uma sacola de supermercado.
“Percebi que os chinelos estavam sumindo e desconfiava que era ele, mas não tinha certeza. Quando descobrimos e fizemos a cirurgia, ele já estava com partes dos chinelos há três meses no estômago”, disse o dono, Rodrigo Mansur, também ao portal de notícias.
-
O cão Chacal – Foto: Renato Mansur / Arquivo Pessoal
De acordo com Mansur, Chacal não conseguia mais comer. Medindo 33 centímetros e pesando 17 quilos – o normal para a raça está na casa dos 24 quilos – quando foi operado, o cão foi levado ao veterinário porque seu dono pensou que ele havia comido o cadarço e a espuma de um tênis. E foi lá que o proprietário descobriu sobre os ‘hábitos alimentares’ de seu amigo peludo.
Nunes conta que o raio-x realizado antes da cirurgia mostrou haver parte de um fio parecido com arame dentro do estômago de Chacal. No entanto, logo o veterinário percebeu que o cachorro havia engolido mais objetos – e mais consistentes – do que Mansur pensava.
“Eu abri e senti o estômago totalmente duro. Fizemos um corte para acessar o corpo estranho e para nossa surpresa, fomos tirando aquele monte de coisa. Tantas coisas dessa forma, foi a primeira vez que eu vi dentro de um estômago”, revelou o médico.
-
Mesmo depois de adultos, cães da raça terrier têm o hábito de morder tudo o que encontram pelo caminho – Foto: Web Cachorros / Reprodução
No final das contas, o procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso e Chacal demonstrou rápida recuperação. E o veterinário, que em nove anos de profissão, contou nunca ter visto algo parecido com este caso, explicou que é comum este comportamento dos cães da raça terrier. É normal que eles tenham o hábito de morder sapatos, borracha e até móveis e outros objetos, tanto enquanto ainda é um filhote quanto na fase adulta. Mas os donos devem se atentar em relação a esta característica do animal.
Nunes ressalta que vômitos constantes, falta de apetite e rejeição por alimentos são indícios de que o animal pode estar com o estômago ou o intestino obstruídos, o que pode, por consequência, também acarretar na perda de peso do pet. É necessário sempre estar em alerta!


O cão Chacal – Foto: Renato Mansur / Arquivo Pessoal
Mesmo depois de adultos, 









