Natureza Incrível

Se seu cão desmaiou, saiba o que você deve fazer para ajudá-lo a sobreviver sem lesões

By camilagomes

March 16, 2018

Geralmente, quando nossos cães passam mão, não temos ideia do que fazer. Claro, que devemos levá-los ao veterinário, mas até lá, alguns cuidados precisam ser tomados. Por exemplo, você sabia que cachorros desmaiam, assim como nós humanos?

Para ajudar seu cãozinho que desmaiou, é necessário primeiramente observar os sinais, que vão te indicar como agir. Se você fazer exatamente como dizem essas dicas, as chances de sobrevivência sem lesão são maiores!

Mas, afinal, quais são sinais e o que posso fazer?

1 – Se seu cão estava correndo ou brincando e tem o focinho “achatado”, fique atento à respiração dele. Se ela estiver muito frenética ou até com ruídos, é melhor acalmá-lo um pouco para ficar mais quietinho. Cães de raças com os focinhos assim podem ter colapsos respiratórios com o cansaço e chegar a desmaiar. Mas a solução para isso é bem fácil! Basta evitar calor extremo e sempre lembrar de levar água para nos passeios, além de dar uns intervalos durante a caminhada.

2 – Se parece que seu animal, tanto cão como gato, desmaiou é importante verificar primeiro se ele está respirando. Se sim, pegue o animal com todo o cuidado e o leve imediatamente ao veterinário. Os desmaios podem ter diversas razões e só um profissional pode ajudar.

Lembrando que, as dicas acima, são especialmente para cães e gatos que realmente desmaiam e ficam sem movimentos! Diferente de um distúrbio comum nos animais, mas um pesadelo para os donos: a convulsão.