Cão encontrado amarrado estava tão assustado que não deixava ninguém se aproximar
Duas semanas e meia atrás, agentes de controle de animais acharam um cão amarrado em uma árvore perto de Dalton, na Geórgia (EUA). Alguém tinha prendido um cinto de couro grosso ao redor de seu pescoço e anexado a uma corrente pesada. O pobre cachorrinho estava magro, sujo e aterrorizado.
“Claramente, este cachorro teve um passado muito difícil”, disse Courtney Bellew, diretor de Resgate e Reabilitação de Necessidades Especiais de Animais (SNARR), ao site The Dodo. “Eu não acho que nós nunca saberemos o que ele realmente passou, mas a maneira como ele foi encontrado é uma boa indicação de que ele teve uma vida muito horrível até ser resgatado”.
Os oficiais entregaram o cão, agora chamado Stewart, para o abrigo Whitfield County Animal Shelter, mas ninguém conseguia se aproximar dele. “Ele não queria ser incomodado, não queria ser tocado”, disse Courtney. “Ele latiu, e então simplesmente se escondeu no canto e virou o rosto contra a parede. Ele estava totalmente apavorado e fechado”.

No entanto, os trabalhadores do abrigo não podiam mesmo remover o cinto de couro do pescoço de Stewart. “Ele ficaria tão estressado quando alguém iria perto dele, então eles disseram: ‘Deixe-o relaxar e relaxar”, disse. “Então, durante os primeiros dias, ninguém tentou se aproximar dele. Eles não tentaram forçá-lo a nada”.
Rebecca Rood, uma voluntária do abrigo, sabia que Stewart teria dificuldade em encontrar uma casa por causa de seus problemas de medo. “Era como se ele não quisesse ser visto, [como] se ao ‘enterrar-se’ na parede talvez nós nos iremos”, disse Rebecca. “Foi realmente doloroso ver”.

Mas a voluntária estava determinado a ajudar Stewart. Sua ideia seria tirar algumas fotos dele e postá-las no Facebook. E foi exatamente o que Rebecca fez. As fotos abriram caminho que a história do cãozinho se tornasse viral. “Eu vi essa imagem de seu rosto contra a parede, e eu disse: ‘Vou levá-lo'”, disse Courtney.
Ela tirou Stewart do abrigo e o transferiu para uma clínica veterinária local. Quando o veterinário colocou Stewart sob anestesia para neutralizá-lo e executar alguns testes, finalmente conseguiu remover o cinto de seu pescoço. Quando Stewart acordou sem o cinto, ele parecia um cão diferente. “Era como se esse cinto em volta de seu pescoço fosse o fardo de seu passado”, disse Courtney. “No momento em que eles o removeram e ele acordou da anestesia, foi como se ele se abrisse. Ele estava brincando e abanando a cauda”.

Stewart ainda está hospedado na clínica veterinária, enquanto Courtney procura um lar para ele, mas entre todas as coisas, o cãozinho está fazendo grandes progressos. Stewart começou a brincar. “Vê-lo brincar com um brinquedo foi a coisa mais incrível para mim”, disse a voluntária. “Ele passou a colocar sua cabeça contra a parede de um canto de concreto, porque só queria se arrastar para longe do mundo … para agora brincar com brinquedos e dar sua pata e abanar a cauda. Ele fez melhorias incríveis”.
Rebecca não vê Stewart desde que deixou o abrigo, mas Courtney está a atualizando sobre o cão. “Eu chorei quando ela me enviou os vídeos recentes”, disse Rebecca. “O progresso é incrível”.
Mas Stewart ainda tem um longo caminho a percorrer, e Courtney sabe que ele precisará de uma pessoa especial para eventualmente adotá-lo. “Eu acho que ele vai precisar de alguém muito paciente, e eu não acho que ele possa entrar em qualquer casa”, disse. “Eu acho que ele precisa de alguém com alguma experiência de treinamento com cães temerosos. Eu adoraria que ele fosse para uma casa tranquila, única para adultos, e de preferência sem outros cães”.

Mas uma vez que ele estiver na casa certa, Courtney acredita que Stewart vai florescer ainda mais. E temos certeza disso!
Fonte: The Dodo


