Não existe idade para aprendermos coisas diferentes, e hoje no Brasil, as Universidades estão repletas de alunos da terceira idade em busca de novos conhecimentos. Muitos não tiveram oportunidade quando jovens e outros querem apenas acrescentar algo em sua carreira. Este é o caso do cantor e compositor Martinho da Vila, que com seus 79 anos, voltou aos estudos.
De acordo com o jornal EXTRA, o músico está cursando o 5° período do curso de Relações Internacionais em uma universidade particular na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a publicação, o artista costuma ser bastante aplicado, inteligente e extremamente dedicado.
Sua carreira profissional oposta à música já era bem extensa antes mesmo de começar este curso que será a sua primeira graduação. Além do diploma do SENAI, de Auxiliar de Químico Industrial, o cantor também já foi voluntário no Exército, onde quis seguir carreira militar, tornando-se cabo e sargento. Após isso, cursou a Escola de Instrução Especializada, onde se formou em Contabilidade e exerceu funções burocráticas na Diretoria Geral de Engenharia e Comunicações como escrevente-contador até, finalmente – e para a nossa alegria -, tornar-se cantor profissional.
Martinho tem 14 livros publicados que falam desde a escravidão e política do Brasil até o seu tão amado samba e se tornou embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Isso o motivou a seguir com os estudos.

Ele contou para o jornal que gostaria de ter um conhecimento mais teórico, pois na prática já lida com muitos temas relacionados às relações internacionais. Assim como o restante dos alunos, também faz todos os trabalhos, cumpre a carga horária e sempre vai às aulas, porém, apenas não realiza as provas.
Como já imaginávamos, ele confirma o fato de que se tornou um exemplo para as pessoas de mais idade que queremfazer um curso superior, mas não tinham muita coragem. Talvez não só para estas pessoas, mas também, para o público em geral perceber que conhecimento nunca é demais.
O que você acha dessa energia do cantor? Também tem vontade de estudar mais?


