A Boa do Dia

Cães diminuem ansiedade em crianças e podem fazer sua família ficar mais rica

By elinecarrano

December 04, 2015

Estudos revelam que cães ajudam na redução de taxas de alergia e asma de crianças. Mas agora eles mostram mais um benefício na vida dos pequenos, eles também reduzem a ansiedade.

Pesquisadores dizem que um novo estudo prova que crianças que vivem em uma casa com um cão de estimação têm uma taxa muito menor de ansiedade. O foco da análise foram 643 crianças entre 6 e 7 anos. Mas a equipe da Basselt Medical Center, de Nova York, descobriram que apenas 12% das crianças com cães de estimação deram positivo para testes de ansiedade clínica, em comparação com os 21% de crianças que não têm cães.

“Pode ser que as crianças menos ansiosas tenham cães de estimação, ou cães de estimação fazem crianças menos ansiosas”, afirma Dra. Anne Gadomski e colegas que escreveram para uma revista de prevenção de doenças crônicas.

Essa descoberta não é totalmente surpreendente, todos sabem que cães beneficiam adultos, funcionários federais da saúde recomendam que todos considerem ter um cão. Por um lado, eles podem incentivar as pessoas em vários âmbitos da vida.

“Às vezes, a sua primeira palavra é o nome de seu animal de estimação”, disse Dra. Gadomski à NBC News. “Há uma ligação muito forte entre as crianças e seus animais.”

A equipe afirma que as crianças entre 7 e 8 anos, têm seus animais como confidentes, fontes de conforto e segurança. Isso ajuda nas relações, principalmente com os mais tímidos e introspectivos. “Terapia assistida por animais com cães afeta as crianças da saúde mental e distúrbios do desenvolvimento, reduzindo a ansiedade e excitação, melhorando a fixação”, acrescentaram. “Os cães seguem pistas comunicativas humanas, eles podem ser particularmente agentes eficazes para o desenvolvimento emocional das crianças.”

O estudo foi feito em parceira com os pais das crianças, para que eles pudessem alegar que tipo de ansiedades os pequenos apresentavam. Na maioria dos casos os animais de estimação pareciam ajudam em diversas áreas.

“As diferenças significativas entre os grupos foram encontradas para o componente de ansiedade de separação (‘Meu filho está com medo de ficar sozinho na casa”) e componente de ansiedade social (‘ Meu filho é tímido ‘) a favor da posse do animal de estimação “, escreveram eles.

A maioria das famílias do estudo – 73% – teve um animal de algum tipo. A maioria- 58% – teve cães. Famílias com animais de estimação podem ser mais estáveis e podem ser mais ricos, mas os pesquisadores sugerem que há mais do que isso. “Um cão de estimação pode estimular a conversação, um efeito de quebra de gelo que pode aliviar a ansiedade social através de um efeito catalisador social”, afirmam.

Outros estudos também mostram que jogar ou fazer carinho em um cão pode liberar o hormônio oxitocina de ligação, e diminuir o hormônio do estresse, o cortisol. Gadomski observou que sua equipe olhou para os cães porque há muita investigação sobre eles. “Isso não significa que os gatos não podem fazer a mesma coisa”, disse ela.

Não vamos desmerecer os nosso amados felinos também!! Amor de bicho é um bem para saúde, para a alma, para o psicológico e para o mundo!