Já foi comprovado pela medicina que, se o câncer descoberto precocemente, as chances de cura são ainda maiores. Muitas pessoas descobrem a doença apenas através de exames de rotina, outras, através de sintomas que nem sempre são tão aparentes. Mas imagine se alguém nesse mundo pudesse detectar um câncer antes de qualquer alternativa dessas? Certamente, esse ‘alguém’ salvaria a vida de milhares de pessoas. Mas e seu eu te contar que essa ”pessoa” realmente existe? Ou melhor, uma linda cadelinha.
Isso mesmo! A fêmea de pastor alemão, chama Liù, tem o trabalho incrível de “cheirar” tumores. Ela foi criada e treinada pelo exército italiano e provou ser capaz de “diagnosticar” um câncer com antecedência. Há cinco anos, a cadelinha “trabalha” no no hospital Humanitas, em Castellanza, na província de Varese, Itália. A precisão com que encontra os tumores nas pessoas é considerada ainda mais certeira do que exames médicos.
Tudo começou quando Liù entrou para o exército em 2010, onde detectava substâncias explosivas. Mas ela deu um passo na sua “carreira” e foi promovida a fim de salvar ainda mais vidas. Quem a ajudou nessa missão foi o tenente-coronel Lorenzo Tidu e seu condutor, o sargento Paolo Sardella. Juntos, realizaram um adestramento que permitiu que Liù identificasse câncer de próstata antes dos sintomas aparecerem.

Logo eles puderam verificar que a cadelinha possuía uma “detecção olfativa” da urina e conseguia ver a presença de alguns traços do câncer. “Liù nos mostrou que o tumor possui uma molécula característica, aliás caracterizante, e é por isso que o cão é capaz de reconhecê-la imediatamente graças ao seu olfato. Com a ajuda do cão, a partir de agora, esperamos encontrar essa molécula e isolá-la. Assim, o diagnóstico precoce e a prevenção serão muito mais simples”, explicam os cientistas ao site GreenME.
“Os médicos nos dão amostras de urina dos pacientes sob controle e, em seu ambiente habitual, o cão realiza com calma todos os testes. A primeira fase de treinamento foi utilizada para ensinar-lhe a distinguir odores característicos. Exatamente como se faz para pesquisa de explosivos. Toda vez que ele reconhece esse cheiro característico, mas somente nesse caso, Liù senta-se e podemos entender a mensagem que ela gostaria que recebêssemos. Um trabalho tão importante para homens e ciência, e divertido para o cachorro que, em sua mente, tem apenas um objetivo: conquistar uma dose de croquetes e seu brinquedo favorito”, continuam.
Mas Liù não é a única cadelinha que tem esse “poder” de detectar a doença. Outros cães, como o Frankie, a Zoe e muitos outros, são capazes de identificar pacientes com câncer. Tudo isso ajuda ainda mais o ser humano a driblar o câncer e ter ainda mais chances de se curar. Quem diria que até nisso os cães podem nos ajudar?!
Fonte: GreenME












