Você já teve a impressão de que seu cachorro estava sorrindo para você? Pois bem, isso realmente pode ter acontecido! Com a domesticação dos cães, esses animais ficaram muito próximos de nós e se adaptaram de uma maneira única. De acordo com uma pesquisa recentemente publicada pela Scientific Reports, nossos pets usam de artifícios elaborados para se comunicarem conosco. Etólogos dizem há tempos que os cachorros domésticos não apenas sorriem, mas reproduzem diversas expressões faciais típicas de humanos. E isso acaba de ser provado!
Segundo o estudo, os cachorros “forçam” expressões sempre que são observados por seres humanos e o mesmo não acontece quando estão somente entre pets. A comunicação entre indivíduos de uma mesma espécie é um tanto quanto particular, mas inteligentes como são, os cachorros souberam nos “ler” melhor até mesmo que outros humanos. O bom disso? Podemos identificar com mais facilidade o que eles querem nos “dizer”.
“O estudo é uma evidência de que os cães são sensíveis ao estado de atenção do ser humano… sugerindo que as expressões faciais não são apenas exibições inflexíveis e involuntárias de estados emocionais, mas sim tentativas de se comunicar com os outros“, afirmam os especialistas.
Sabendo que os homens se manifestam muito mais com expressões faciais, a verdade é que os cachorros passaram a nos imitar. Isso faz parte da evolução da espécie e tende a aumentar a medida que estão cada vez mais próximos de nós. Preste mais atenção no seu animal e veja como ele se sente em diferentes situações.
Quer “falar” com seu cachorro?
Pode parecer papo de maluco, mas seu cachorro te observa muito mais do que uma pessoa. Os cães são seres gregários e que adoram o contato com seu “clã”. A fim de melhorar sua convivência com seu pet, você pode – e deve – se comunicar com ele diariamente. Sabendo que eles estão sempre vendo nossa forma de agir e de se comportar, é possível otimizar essa relação. A dica é simples: não use apenas palavras, mas também use e abuse de “caretas”. Às vezes, uma expressão facial já é um recado direto para ele sobre o que pode ou não fazer naquele momento.












