Nós, humanos, possuímos um umbigo na barriga, não é? Mas você já parou para pensar se cachorros também têm essa característica no corpo? Bom, a maioria dos mamíferos grandes e pequenos – desde o micromamífero musaranho-pigmeu até baleia azul. Todos possuem essa “cicatriz”, mesmo que não possamos vê-la.
Todos os mamíferos placentários, incluindo cães, gatos, coelhos, cavalos e até hamsters, que recebem oxigênio e nutrientes através de um cordão umbilical no útero, têm um umbigo. Uma vez que o cordão umbilical é removido no nascimento e as paredes abdominais fecham-se, a cicatriz deixada por isso resulta na barriga do seu animal de estimação.
Embora a marca no estômago do seu animal de estimação seja menos aparente do que a nossa, ainda é muito presente, de acordo com o veterinário Dr. Robert Proietto. “O ‘botão da barriga’ é do umbigo, que dá à nutrição ao feto enquanto está no útero”, diz Robert. “Quando os cachorros e gatinhos nascem, a mãe geralmente limpa as placentas e um pequeno pedaço de umbigo é deixado para secar e cair”.

Não importa como o processo de parto aconteça, seu cachorro ou gato ficará com um umbigo e que levará para a vida toda, assim como nós. No fim das contas, o umbigo é importante enquanto estão na barriga da mãe, mas sem finalidade durante toda a vida pós-parto. Mas nem todos os mamíferos têm essa marca especial em seus estômagos. Marsupiais, como cangurus e coalas, que passam a maior parte de seu desenvolvimento inicial na bolsa de sua mãe, e os mamíferos que colocam ovos, como o ornitorrinco e o equidnas, não precisam de cordões umbilicais, por isso nunca desenvolveram um umbigo.

Mas, afinal, onde está o umbigo do meu cão?
Na próxima vez que seu animal de estimação deitar, olhe para o abdômen do meio do centro, em direção ao final da caixa torácica. Na maioria dos animais de estimação, pode parecer uma ruga circular ou oval na pele a até uma pequena cicatriz vertical.

Lembre-se que, em alguns animais é mais fácil de encontrar do que em outros. Então, se você não achar o umbigo do seu melhor amigo, não tem problema! Ele está lá em algum lugar.
Fonte: The Dodo












