Natureza Incrível

Cachorro cego toca piano e mostra que não existem limitações para os animais

By Jade Petronilho

September 10, 2017

Não há como negar que Beethoven foi um dos grandes compositores que o Mundo já conheceu e que sua deficiência auditiva nunca fora um problema para ele… Da mesma maneira, temos o exemplo de Stevie Wonder que, mesmo cego, toca piano como ninguém e, seguindo seus passos, na vida animal, podemos citar a história de Braille, um pastor australiano que também adora tocar piano e se divertir com a “música”.

Braille não poderia ter um nome mais apropriado. Cego de nascença, o animal é resultado de uma procriação mal planejada que fez com que ele sofresse uma mutação genética típica do que é comumente chamado “duplo merle”. Essa condição é relativamente comum em border collies e pastores australianos, causando deficiências diversas nos filhotes quando os pais possuem o gene de cor merle (mesclado). Além da cegueira, animais “duplo merle” podem apresentar surdez e outros problemas de desenvolvimento – algumas vezes fazendo com que não passem da vida embrionária ou da fase de amamentação.

Sabendo que teriam um cachorro especial pra vida toda, os tutores deste pastor não se abalaram e decidiram ensinar a eles os mais variados truques e comandos. Sem deixar a desejar, Braille sempre teve um ótimo desempenho, indo além das expectativas de todos quando iniciou suas “aulas de piano”.