
Brasileiro ganha ‘bolsa para gênios’ e terá milhões para pesquisar sobre doenças autoimunes
Gênio brasileiro!
Ganhar uma bolsa para pessoas consideradas excepcionalmente inteligentes é para poucos. E dentre os agraciados com tal honra está o imunologista de Porto Alegre (RS), Gabriel Victora. O brasileiro recebeu como prêmio de um programa da Fundação MacArthur, de Chicago (EUA), uma bolsa de 2 milhões de reais para ele investir em pesquisas de doenças autoimunes.
Morando atualmente em Nova York, Gabriel é um dos 25 cientistas premiados pela instituição. E vale a ressalva de que cada um deles tem total liberdade de investimento dos recursos. O infectologista trabalha na Universidade Rockfeller, onde é o responsável pelo Laboratório de Dinâmica de Linfócitos local.
Apesar de ter feito uma primeira graduação em música, o gaúcho mudou de ares ao seguir a carreira do pai, o renomado epidemiologista Cesar Victora. Gabriel trabalha, no momento, em pesquisas sobre a imunidade adquirida ou adaptativa, o que serviria para o desenvolvimento de futuras vacinas.

No laboratório, os estudos do brasileiro são focados na compreensão do sistema de defesa do corpo humano com base em anticorpos. O trabalho consiste em tentar desenvolver vacinas e métodos em geral que sejam eficazes contra vírus como o da gripe e o do HIV.
Fonte: Hypeness
