E mais uma vez a China chegou para inovar. Não me surpreende nem um pouco. Adivinhe o que é dessa vez. Algo que irá inovar completamente o transporte público no mundo. Ou pelo menos na China, por enquanto.
Se você pensou em um ônibus, você acertou. Mas não é qualquer ônibus. O nome do novo transporte (super chique, aliás), é TEB-1 (Transit Elevated Bus ou melhor, ônibus de trânsito elevado). O que se espera dele é conseguir diminuir o tráfego de carros, principalmente em áreas urbanas. Já falamos dele quando era apenas um protótipo. Relembre aqui.
Por enquanto já foram realizados testes no norte da China, na província de Hebei, para avaliar o sistema de freios, aceleração e consumo de energia.



Mas isso não é tudo. Sabe quantas pessoas cabem nesse ônibus, no que foi testado? Trezentas, com 22 metros de comprimento e 7,8 metros de largura. Dá para acreditar? Imagina que vida maravilhosa.
E não é a primeira vez que se fala desse projeto. Ele já tinha sido apresentado em uma feira chinesa, a China Beijing International High-Tech Expo. E para você ter uma noção, os custos de implementação são equivalentes a 1/5 do que seria gasto com metrô, como afirmam os engenheiros. Loucura, não?
Mas é claro que o Brasil não poderia ficar fora dessa. Nem ele e nem países como a França, a Índia e Indonésia que já mostraram interesse pelo “ônibus do futuro”.

O mais legal de tudo é que o ônibus passa por cima dos carros como se estivesse flutuando. É muita loucura.
Veja você mesmo:

E aí? Gostou? Sensacional?
B. Ponzio
Fotos: Youtube, Youtube, Youtube.












