A Boa do Dia

Botão do Pânico pode ser proteção para usuários de transporte público.

Publicado

em

O botão do pânico é um dispositivo de emergência que, ao ser acionado pelo motorista, vai transmitir um sinal à Central de Operação da Polícia Militar informando que no coletivo há alguma ocorrência acontecendo.

Botão de pânico deve se tornar realidade em ônibus de outras cidades

Além de São Paulo, outras cidades também planejam implantar o botão de pânico em suas frotas de ônibus. Manaus, por exemplo, aguarda a sanção do prefeito para iniciar o processo de implantação do dispositivo. No entanto, no Distrito Federal, a Lei Distrital que obrigava a instalação do botão do pânico foi julgada inconstitucional por vício formal.

Enquanto isso, o Projeto de Lei (PL) 685/22, do Senado, prevê que o botão do pânico seja instalado de forma discreta, mas de fácil acesso para motoristas e, se houver, cobradores. Se virar lei, o texto prevê que durante seu acionamento, o dispositivo deve ser silencioso e, ao ser ativado, deve informar a localização do veículo à polícia, visando auxiliar em situações de perigo com reação rápida para garantir a segurança dos passageiros e dos funcionários dos ônibus.

Sobre o Botão

Segundo a SPTrans, “ao ser acionado, o botão enviará um alerta ao Centro de Operação da SPTrans e da empresa concessionária responsável pelo veículo, que poderão acompanhar a ocorrência e acionar o órgão de segurança necessário, como polícia e SAMU”

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile