Um pequeno quartel de bombeiros de Indiana, EUA, se tornou o primeiro lugar no país a salvar um bebê de uma maneira positivamente diferente, mas ao mesmo tempo controversa. A equipe do local instalou uma caixa de bebês para pais que não querem criar os filhos terem onde deixá-los. A caixa conta com um pequeno colchão e um climatizador.
Muitos moradores locais são contra a iniciativa, pois acreditam que, de certa forma, ela abre espaço para famílias com “bebês indesejados” se sentirem mais livres e seguras para abandoná-los. Contudo, boa parte da população defende a ideia dos bombeiros, pois os bebês são deixados em um lugar seguro e onde certamente terão todos os cuidados necessários.
O fato é que, independentemente das opiniões, a caixa de bebês já teve a sua primeira prova real. Durante uma noite, o chefe da corporação, Mick Palwick, ficou intrigado com um barulho que ouviu do lado de fora. E ao checar, notou que um recém-nascido havia sido deixado. “Ao abrir [a caixa], estava lá: um bebê olhando bem nos meus olhos”, disse o bombeiro.
Bebê esperança
18 meses após a instalação, a caixa aquecida do Departamento de Bombeiros Voluntários de Coolspring Township foi estreada por uma garotinha que não tinha mais do que algumas horas de vida. “A mãe fez o certo de deixar a criança conosco. São muitas que as deixam em valas ou lixeiras. As histórias são horríveis”, conta Warren Smith, assistente chefe da corporação. “No final das contas, um bebê teve a sua vida salva”, completou.
Após prestarem os cuidados necessários à menina, os bombeiros a encaminharam a um hospital, onde ela ficará por alguns dias até ser levada para um abrigo. E detalhe: alguns dos voluntários pensam em adotar a menina, chamada por eles de “bebê esperança”.


