Se você tem, sabe como essa doença pode ser cruel. Dores intensas, constipação, incômodo no ato sexual, dificuldade para engravidar, etc., são só alguns dos sintomas que ela, a endometriose, pode causar.
Infelizmente, poucos falam sobre isso. Na maioria das vezes é apenas vergonha de como o corpo reage nessas situações. Mas alguém, finalmente, resolveu se manifestar. A blogueira australiana Thessy Kouzokas postou uma foto em seu Instragram mostrando exatamente isso: o que a endometriose é capaz de fazer em seu organismo.
“Isso é muito chocante para as pessoas. Isso sou eu. Isso é a endometriose. Eu nunca tive a intenção de compartilhar essas fotos porque eu estou nua, mas, meu Deus, eu não consigo acreditar na quantidade de mensagens que recebi de garotas que têm endometriose também e se sentem sozinhas”, escreveu Thessy.

Na foto podemos ver dois momentos que se passaram no corpo da jovem. ”A foto da esquerda é do meu abdômen três semanas depois do rompimento de um cisto (há cinco semanas). Já a da direita sou eu agora, com um remédio chamado “synarel” que parou todos os meus hormônios e causou uma menopausa aos 27 anos”, revelou.
Na primeira, há um grande inchaço causado por um rompimento de um cisto da endometriose. E, na segunda, sua recuperação depois de tomar medicamentos hormonais, suspendendo a ação dos hormônios femininos e gerando uma ”menopausa aos 27 anos”, como a blogueira resolveu chamar.
Agora, segundo Thessy, ela passará por uma cirurgia de mais de 7 horas para conseguir tirar o foco da doença. Nela, os médicos tirarão o endométrio localizado fora do útero, nas trompas, intestino, ureter, reto e apêndice.

”Minha próxima viagem à Grécia usando esse medicamento será com esperança de me preparar e estar na melhor condição, tanto física quanto mental, para a operação que farei no fim de agosto. Endo não é brincadeira. Eu serei operada por mais de sete horas e hospitalizada por uma semana”, disse. ”Por favor, espalhe informações sobre a endo. E se você conhecer alguém com dores menstruais intensas, POR FAVOR, fale para ele investigar isso. E para minhas garotas com endo… vocês não estão sozinhas”.
Poderoso esse depoimento, não?! O que é importante ressaltar é que o endométrio tem a função de revestir o útero todo mês para conseguir abrigar um feto. Quando isso não ocorre, como você já sabe, o tecido descama e gera a menstruação. Com a doença, o endométrio vai parar fora do útero e atinge órgãos como ovários, trompas, intestino e o nervo ciático.
Por conta disso tudo, acabam surgindo cistos, estruturas compostas por sangue envelhecido. Sem falar, é claro, das dores, da infertilidade e do inchaço que aparecem conforme os ciclos passam, formando coágulos.

Nesses casos, o mais recomendado é a cirurgia, mas os medicamentos também podem aliviar os sintomas, principalmente para os que não sofrem com dor ou infertilidade.
Por isso, é sempre bom ficar de olho nesses sintomas, hein?!
Fotos: Reprodução/ELLEPIGRAFICA, Reprodução/Instagram.












