A síndrome de Down é um distúrbio genético causado por uma divisão celular anormal, que resulta na formação de um material genético extra do cromossomo 21. Ela provoca uma aparência facial distinta, deficiência mental e atrasos no desenvolvimento, mas pode ser tratada com uma equipe de terapeutas e educadores especiais.
As pessoas que nascem com a síndrome podem levar uma vida muito tranquila, o problema é o preconceito que as rodeia diariamente. Por isso, muitas pessoas tem se revoltado com o comentário que a blogueira Júlia Salgueiro fez no dia 21 de março – Dia Internacional da Síndrome de Down – em uma foto da jornalista Juliana Preto.
Juliana havia postado uma foto com seu sobrinho, um bebê de 11 meses que é portador da síndrome de Down, falando sobre o amor que sente por ele. Foi então que ela se deparou com um comentário muito preconceituoso por parte da blogueira Júlia Salgueiro, que disse: “É que nem filhote de cachorro. Lindos quando são pequenos mas quando crescem só pensam em trepar”. E depois ainda comentou que os acha “nojentos”.

Agora, acusada pelo crime de injúria qualificada especial, a blogueira prestou depoimento e aguarda pelo julgamento. Durante o depoimento, ela alegou que os comentários foram a consequência de uma grave depressão e disse estar arrependida.
Mas o delegado responsável pelo crime, Paulo Rameh, afirma que o fato da blogueira ter se arrependido não muda o fato de que o crime aconteceu e pede a prisão preventiva de Júlia, que deve pegar a pena de até 5 anos de prisão.
Em nota, Júlia pede perdão por suas palavras e alega não ter tido a intenção de ofender ninguém. Ela também fala que está sofrendo de confusão mental devido à depressão que tem sofrido.
Esperamos que com o tempo, casos como esse parem de acontecer e as pessoas parem de julgar tão friamente os que são diferentes dela, não só na aparência, mas no bom coração que têm.
E você, concorda com sua prisão ou acredita que ela tenha que ser julgada de maneira diferente?
Imagem: Folha de Pernambuco