Quando se pensa em um biólogo, o imaginário coletivo invoca facilmente a imagem de um professor ou de alguém trabalhando em um laboratório. Luiza Cervenka, porém, fez questão de sair do ambiente acadêmico para colocar seus estudos em prática fazendo o que mais ama — ajudando os animais.
A autodenominada “bichoterapeuta” é formada em Biologia e mestre em comportamento animal, e estudou desde o primeiro semestre de sua faculdade a chamada psicologia evolucionista, que busca dentro da biologia entender a origem de determinados comportamentos.
Questionada sobre como decidiu que queria seguir essa área, Luiza conta que desde criança sabia que queria lidar com animais. Ela diz que sua família queria que ela estudasse Medicina Veterinária, mas que em um estágio na área percebeu que aquilo não tinha nada a ver com ela e quase desmaiou assistindo uma cirurgia em seu cachorro.

Segundo ela, foi muito difícil explicar para sua família que ela queria estudar Biologia. “Eles queriam que eu fizesse Medicina Veterinária, Medicina ou Direito. Foi uma briga para que eu pudesse estudar Biologia e eu fui estudar no Rio Grande do Norte, onde havia o maior centro de estudos de comportamento animal no Brasil.”
Luiza comenta ainda sobre o quanto a área de Biologia é extensa. “Se eu não fizesse Biologia, eu faria Biologia”, brinca, justificando que sua área é extremamente extensa e que é preciso estudar todos os reinos e todas as esferas da vida para conquistar um diploma na área.

Ela decidiu ser bichoterapeuta após ter contato com um Golden Retriever muito especial — ele era hiperativo e dificílimo de lidar. Ao chegar ao consultório de Flavio Tamaio e contar a dificuldade que estava sendo lidar com Billy, ele sugeriu que ela fizesse um curso de adestramento. E ela se apaixonou pela profissão.
O que Luiza mais ama no que faz é poder ajudar os animais. “É como se eu soubesse outra língua”, conta. A diferença vital do seu trabalho para o de um veterinário é que ela não pode aplicar medicação em animais.
Cervenka saiu da área acadêmica ao perceber o quanto gostaria de transmitir todo o seu conhecimento para outras pessoas. Ela acha muito necessário que as pessoas saibam como fazer seus bichinhos felizes, e para isso é necessário entendê-los. Hoje em dia, ela apresenta um link sobre comportamento animal na Record News.
Incrível, não? Esperamos que tenha gostado da história de Luiza!
Fotos: Reprodução/Internet












