Os amantes de café receberam uma ótima notícia nessa semana. De acordo com um estudo publicado na ‘British Medical Journal’, uma conceituada revista acadêmica britânica de medicina, beber de três a quatro xícaras de café por dia faz toda a diferença para a saúde.
Segundo a pesquisa, o consumo da bebida pode ajudar a diminuir as chances de graves doenças se manifestarem. Dentre elas estão derrames cerebrais e ataques no coração.
Os pesquisadores identificaram que pessoas que tomam café têm 30% a menos de chance de sofrerem algum derrame em comparação a quem não bebe. Da mesma maneira, quem o consome tem 19% menos possibilidade de ter alguma doença no coração.
Nem tudo é benefício
Apesar do café fazer tão bem, a regra não é válida para todas as situações. O estudo, que faz uma análise por cima de outras 218 pesquisas já realizadas – vale ressaltar que os resultados variam – mostram que a cafeína pode fazer muito mal a gestantes e a pessoas que tenham propensão a fraturas ósseas.
Os cientistas afirmam, também, que embora quantidades moderadas de café façam bem, ele não deve ser consumido apenas como algo que previne doenças. E acompanhamentos como cremes, bolos e doces, nem pensar!
Ainda assim, o coautor do estudo, o professor Paul Roderick, levanta a questão de ainda não é possível garantir que o café realmente é um fator chave para diminuir o risco de doenças. Os hábitos bons ou ruins (como praticar atividades físicas ou fumar, respectivamente), além de questões como a idade devem ser considerados.












