Simples, mas mortal. Tenho certeza que você acha super seguro deixar seu bebê em uma cadeirinha apropriada como o ‘bebê conforto’, porém existem muitos riscos ao fazer isso.
Um exemplo é o que aconteceu com o bebêzinho, Shepard Dodd, de apenas 3 meses. Para cuidar do pequeno, os pais teriam escolhido uma creche em Oklahoma que pudesse cuidar dele enquanto estivessem trabalhando.
Tudo estava indo conforme o combinado, mas foi quando Ali, a mãe, sugeriu que o local usasse o ‘berço de balanço’ para que Shepard pudesse dormir que as coisas começaram a mudar.



A cuidadora, inclusive, já havia sido avisada sobre os perigos em usar a cadeirinha. Mas um certo dia, ela disse para a mãe que deixaria o bebê deitado nela, dormindo em frente ao sofá e, se por acaso o Departamento de Serviços Humanos aparecesse, ela apenas o pegaria no colo e atenderia a porta com ele no colo.
Porém, não foi bem isso que aconteceu. De repente, a moça ligou para Ali, desesperada, dizendo que Shepard não estava respirando. Foram horas e horas de angústia no hospital, mas o bebê não voltava a vida por nada no mundo. E naquele instante, eles tiveram que de uma vez por todas dizer adeus para o pequenininho.
O que aconteceu com ele foi que ficar deitado no ‘berço de balanço’ por muito tempo gerará uma possível asfixia postural, afinal com esse tempo de vida eles não têm a capacidade de se manterem sentados e intactos. Dessa forma, o que acontece neste momento é que eles acabam flexionando o corpo involuntariamente, pressionando o tórax e o impedindo-o de respirar.



Por isso, é muito importante tomar cuidado com o tempo em que você deixa o bebê na cadeirinha, observando se ele não deixa a cabeça tombar, etc. No carro, não é diferente. Você deve deixá-lo nela no máximo uma hora e meia e, se a viagem for muito longa, o recomendado é fazer algumas paradas no meio do caminho.
Outro ponto importante é lembrar de posicionar o bebê com a cabeça ereta na cadeirinha, com os ombros presos com o cinto de segurança de forma que não ocorra o tombamento de seu corpo. Além do que, deixar a criança dormir em um berço de balanço é algo totalmente fora de questão, segundo os médicos.
Sempre bom prestar atenção, não?!
Fonte: Mãe Tips, Pop Sugar.













