A Associação de Bares e Casas Noturnas do Paraná, Abrabar-PR, propõe o fim da obrigatoriedade de estacionamentos nesses estabelecimentos e a possibilidade de tomar posse do veículo, ou da chave, de motoristas que apresentarem sinais de embriaguez na saída desses locais. Uma consulta informal à Secretaria Municipal de Urbanismo sobre essa possibilidade de prática da medida- que já está gerando polêmica- propõe também um convênio com centrais de táxi para evitar que os motorista dirijam de forma perigosa.
O presidente da Abrabar, Fabio Aguayo, afirma que a obrigatoriedade de estacionamento próprio ou por meio de valet serve de incentivo para que os clientes de bares e casas noturas acabem sendo irresponsáveis e dirijam de modo perigoso. A grande polêmica acontece quando Fabio vê uma contradição no fato de que o poder público investe tanto em campanhas de conscientização contra a mistura: Álcool + Volante, mas ao mesmo tempo obriga que casas noturnas tenham estacionamentos.
Mesmo correndo o risco de vida e de se envolverem em acidentes graves, os motoristas não se intimidam em ir e voltar de carro para os bares. A fiscalização é quase escassas, sendo assim, eles não se sentem comprometidos. “Hoje ninguém pode fazer nada para evitar tragédias e precisamos do apoio do poder público para melhorar a segurança no trânsito e salvar a vida de inocentes”, diz Aguayo.
A proposta será encaminhada ao Poder Legislativo, tanto municipal quanto estadual e passará por uma votação para a aprovação.
(Dados via colunista: Reinaldo Bessa)