Conecte-se conosco

Natureza Incrível

Baleias e golfinhos conseguem estabelecer comunicação entre si, afirma nova pesquisa

Publicado

em

E eles conversam muito!

Para iniciar essa matéria eu preciso dizer que: devemos parar de nos colocar como os únicos seres super evoluídos. É sério! Nós, humanos, sofremos desse mal de acreditar que somos sempre os melhores. Em tudo. Mas a verdade é que cada espécie reage e vive de um modo, e são super evoluídos a sua maneira. Como a águia que voa, como o camaleão que muda de cor, como o polvo que sente sabores em seus oito tentáculos. Diferenças.

Outra ideia errônea que nos acompanha, é que de que somos os únicos capazes de se comunicar. Toda espécie se comunica entre si, dentro de padrões, sons e gestos que emitem. Como por exemplo os cetáceos (baleias, golfinhos e toninhas), que possuem sua linguagem própria, acreditem. Um estudo recente, publicado na Nature Ecology & Evolution, revela que essas criaturas possuem características de comportamento social e cooperativo sofisticadas (muito parecidas com as que são encontradas na cultura humana).

Essa foi a primeira pesquisa a criar um conjunto de dados de tamanhos e comportamentos sociais do cérebro de cetáceos. No total, eles coletaram informações sobre 90 espécies diferentes de golfinhos, baleias e toninhas.

(Reprodução Google)

De acordo com a Universidade de Manchester, a longa lista de semelhanças comportamentais inclui:

– Relações complexas de alianças – trabalhando em conjunto para benefício mútuo
– Transferência social de técnicas de caça – ensinar a caçar e usar ferramentas de caça cooperativa
– Vocalizações complexas, incluindo dialetos de grupos regionais – “conversando” entre si
– Mimetismo vocal e “apitos de assinatura” únicos para os indivíduos – usando reconhecimento de “nome”
– Cooperação inespecífica com seres humanos e outras espécies – trabalhando com diferentes espécies
– Copaternidade – cuidar de jovens que não são seus próprios
– Convívio social

(Lista retirada do site Hypeness)

“Como humanos, nossa capacidade de interagir socialmente e cultivar relacionamentos, nos permitiu colonizar quase todos os ecossistemas e meio ambiente no planeta. Nós também sabemos que as baleias e golfinhos têm cérebros excepcionalmente amplos e anatomicamente sofisticados e, portanto, criaram uma cultura baseada em marinha semelhante”, diz a Dra. Susanne Shultz, bióloga da Escola de Ciências da Terra e do Meio Ambiente de Manchester

Anúncios

“Isso significa que a aparente co-evolução dos cérebros, a estrutura social e a riqueza comportamental dos mamíferos marinhos fornece um paralelo único e impressionante para os grandes cérebros e a hiper-socialidade dos humanos e outros primatas em terra. Infelizmente, eles nunca imitarão nossas grandes metrópoles e tecnologias porque não evoluíram polegares opostos”.

(Reprodução Google)

Talvez não serão iguais a nós, mas isso é o mais encantador! Afinal, se cada espécie evoluí e se renova, cada vez mais encontraremos diferenças em nosso planeta. Sem competição, cada qual com sua função.
(FONTE: Hypeness

Natureza Incrível

Professor de educação física faz alunos desanimados correrem com cães de abrigo, e muda tudo.

Publicado

em

Um treinador de ginástica da Califórnia que procurava maneiras de motivar os alunos de sua equipe de corrida cross-country, teve uma ideia brilhante: juntá-los aos cães de abrigo.

O vídeo das crianças correndo com os cães se tornou viral, fazendo com que diretores esportivos de todo o país telefonassem para St. Joseph e perguntassem como eles organizaram o programa.

Veja o vídeo aqui!

Faça o bem que faz o bem acontecer

A Steinbrenner High School, em Lutz, Flórida, foi a segunda escola a aderir às corridas de cães em abrigos, e outras seguiram o exemplo, como a Rock Island High School, em Rock Island, Illinois; tudo por causa do vídeo viral que ocasionalmente reaparece nas redes sociais para o deleite de milhares de pessoas.

Veja também:

Anúncios

Recompensa

Para o técnico, foram 60 segundos de gentileza genuína e orgânica. O mundo precisa de bondade!

“Os cachorros querem sair e correr; as crianças adoram cachorros e adoram correr. Foi um casamento perfeito”, disse Escobar.

Irmãos Blake Peifer, 14, e Brady Peifer, 17 – ambos estudantes da Steinbrenner High School com o cão de abrigo Pantera durante uma corrida em junho de 2022. divulgado à mídia por Margaret Peifer.

Para os cães, diz Glen Hatchel, membro da equipe da Sociedade, as corridas permitem que eles queimem muita energia nervosa, deixando-os mais calmos e mais adotáveis ​​quando voltarem ao abrigo.

Fonte

Continue lendo

Natureza Incrível

Centenas de Golden Retrievers invadem maratona de Boston!

Publicado

em

Uma adorável multidão de golden retrievers se reuniu antes da Maratona de Boston para homenagear o falecido cão oficial do evento, Spencer, e sua sobrinha, Penny, que faleceu de câncer no ano passado.

Durante essa caminhada, os filhotes tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente os corredores. Os cães também puderam desfrutar de uma “hora social”.

Uma estátua foi erguida com a imagem de Spencer em março. A estátua fica perto do local onde Spencer sempre ficava durante a corrida.

Este foi o segundo encontro desse tipo.

O cão oficial da Maratona de Boston “resumiu” o que era a corrida

Spencer faleceu em 17 de fevereiro de 2023, aos 13 anos, após sua segunda batalha contra o câncer. O querido cão de terapia começou a aparecer anualmente – faça chuva ou faça sol – na Maratona de Boston com suas bandeiras azuis “Boston Strong” em 2015. Os organizadores da corrida o apelidaram de seu cão oficial em 2022.

Anúncios

Penny ficou ao lado de Spencer e torceu pelos corredores com suas próprias bandeiras todos os anos. Ela morreu apenas oito dias depois de seu tio. Ela tinha 10 anos.

O dono dos cães, Richard Powers, disse ao Good Morning America que Spencer “realmente resumiu o que é a Maratona de Boston, que é superar obstáculos e fazer o melhor que puder”.

“Ele era o nosso mundo”, acrescentou. “Ele era tudo; Ele e Penny. Eles eram cães maravilhosos e cada um deles era bom demais para não ser compartilhado, e foi isso que fizemos.”

Os Golden Retrievers ajudaram a arrecadar dinheiro para a iniciativa de pesquisa sobre hemangiossarcoma e câncer canino da Morris Animal Foundation.

Fonte

Anúncios
Continue lendo

Natureza Incrível

Cachorro salva vida de seu dono que ficou preso no gelo por dias.

Publicado

em

Um cachorro da raça Akita, chamado ‘Herói’, salvou a vida de seu dono na semana passada em uma incrível história de lealdade e resiliência. Elepermaneceu ao seu lado durante duas noites geladas em Alberta, para afastar coiotes e, eventualmente, alertar os socorristas.

O acidente

A história começou com um ataque: quando um transeunte chamado Curtis Dahl estava andando em um campo de lama e grama perto da fábrica de açúcar na cidade de Taber, Hero veio correndo e mordeu seu cachorro no pescoço.

Dahl afirma que brigou com Hero por dez minutos tentando tirá-lo de cima do cachorro e precisou de pontos no dedo no final.

Chamando a polícia e os serviços de defesa animal com uma reclamação, ele os alertou sobre a presença de Hero, mas quando os policiais chegaram e viram Hero deitado exausto perto de um terraço com grama e ervas daninhas perto da estrada, de repente ouviram um pedido de socorro.

Enquanto o homem era levado para um hospital, o cachorro, Hero, foi levado para a Taber Lost Paws Society , um abrigo de animais que possui um programa especial para cuidar de cães durante períodos de crise ou ferimentos.

Anúncios

Dada como desaparecida dois dias antes, Tora finalmente apareceu no quintal de seu dono com uma perna incapacitada depois que parafusos e hastes em sua perna devido a uma lesão anterior se soltaram. Eles suspeitam que ela estava indo e voltando do local onde seu dono caiu várias vezes, ou talvez pudesse estar brigando, embora não tivesse marcas de mordidas ou perfurações.

“(Herói) estava sendo protetor. Esse cachorro provavelmente não comia há vários dias. Ele estava incrivelmente estressado e, obviamente, impotente para ajudar seu dono. Ele teve que lutar contra os coiotes”, disse McPhee .

Continue lendo

Destaques