No dia do quinto aniversário de uma garotinha chamada Kayla, o que deveria ser uma data marcada por comemorações acabou se tornando o início de um drama para a sua família.
A avó percebeu que havia um caroço estranho e avermelhado nas costas da menina e de imediato sugeriu que ela fosse levada ao médico. E foi no hospital que veio uma devastadora notícia: Kayla estava com câncer.
Era simplesmente impossível de acreditar. A ficha não caía! Apesar da preocupação da avó, ninguém na família imaginava que aquele pequeno inchaço pudesse representar algo tão grave. Era costume da família fazer visitas periódicas ao médico e saúde era uma tema sério na casa. Onde foi que todo o cuidado com a saúde da menina se perdeu para que o câncer a atingisse?

Enfim, agora não dava tempo para ficar se lamentando. A pequena foi vítima de um ganglioneuroblastoma, um tumor com partes malignas e benignas que cresce no sistema nervoso e que pode se espalhar. Em seu caso, o problema atingiu sua coluna vertebral.
Os médicos de Kayla a encaminharam a um hospital especializado em cuidados com crianças. Felizmente, a perspicácia da avó tornou a situação contornável. O câncer estava em estágio inicial e com o tratamento certo, a menina poderia se recuperar. Mas seriam semanas bastante intensas. Após a quimioterapia, a garota enfrentaria uma cirurgia.

E assim foi! Recebendo todos os cuidados e um tratamento bastante especial da equipe médica, Kayla conseguiu vencer este grande mal para alívio de sua família. Tudo deu certo. Com tão pouca idade, a garotinha já tinha ciência do grande mal que a afligia e ela sabia que precisava fazer todo o esforço para se curar. E ela o fez.
Parece uma história, de certa forma, comum, não é mesmo? Mas o alerta precisa ser feito. Muitas vezes, temos a tendência a acreditar que certas coisas nunca vão acontecer conosco. Há situações que parecem muito fora do padrão para acreditarmos que possa afetar a nós e a nossa família. Assim, deixamos de nos atentar, de nos prevenir.
-
Kayla anos após vencer a doença
O corpo não dá avisos e sinais à toa. Manchas, caroços, inchaços, não surgem do nada e de graça. Kayla deu sorte da avó ter notado o problema a tempo, mas muitas pessoas simplesmente ignoram.
Vale a pena correr esse risco?
Fotos: Lindito / Reprodução


Kayla anos após vencer a 









