Um novo procedimento pode fornecer detecção precoce e tratamento para câncer de pulmão.
Um estudo descobriu que os níveis de uma proteína chave – chamada TLR2 – em tumores podem ajudar a prever as chances de sobrevivência de um paciente após ser diagnosticado com câncer pulmonar.
Segundo os pesquisadores os pacientes com altos níveis da proteína nos estágios iniciais do câncer de pulmão aumentaram a sobrevida. Isto, em comparação com aqueles que tinham níveis mais baixos.
Um composto de droga que ativa o TLR2 foi testado em camundongos. O teste mostrou que o crescimento do tumor nos estágios iniciais da doença, pode ser reduzido.
Especialistas dizem que o avanço pode ajudar a detectar a doença mais cedo e melhorar os resultados para os pacientes.
A taxa de sobrevivência de cinco anos do câncer de pulmão em estágio avançado é de apenas 6%, em comparação com 50% quando diagnosticado mais cedo.
Para, Fraser Millar, professor clínico de medicina respiratória da Universidade de Edimburgo, esses resultados são realmente empolgantes. O projeto de pesquisa destaca o valor da ciência quando está focada naquilo em melhorar a vida das pessoas. “Como isso pode ser traduzido em novos tratamentos para os pacientes”, disse ele.












