Curiosidades

Atleta de 90 anos ganha cinturão alcançado por apenas 6 judocas no país.

By Drica Adamo

June 21, 2023

Um mestre de 90 anos que ainda é capaz de subir no tatame, acaba de receber seu nono grau, ou dan, no judô.

Apenas 6 indivíduos no Reino Unido possuem um nono dan. E agora,  Michael Leigh é o judoca mais velho do país a alcançar o que é o segundo posto mais alto do esporte.

Michael Leigh criou o Kin Ryu Judo Club em Crawley, West Sussex, em 1976, depois de assumir a arte marcial em 1955 em Londres e atuar como reserva na equipe olímpica do Reino Unido em 64.

A descoberta

Ele descobriu o esporte enquanto trabalhava na Royal Air Force, depois de se deparar com um livro de judô em uma loja de caridade escrito pelo cofundador da Sociedade de Judô de Londres. Ele achou “interessante”.

Depois disso, o judoca se tornou presidente do judô britânico por dois mandatos, um técnico nacional e um árbitro internacional.

“Quando ouvi a notícia, não consegui aceitar”, escreveu Leigh para a seção de notícias de seu clube. “Sabendo que há apenas outras cinco pessoas no Reino Unido que foram premiadas com o 9º dan, encontro-me entre colegas que admiro e respeito muito.

Reconhecimento

Agradeço esse reconhecimento da minha vida de compromisso com o incrível esporte do judô e vou segurar a nota com muito orgulho e honra”.

A escola de Leigh se tornou a maior do Reino Unido em um ponto, com 520 membros em três locais: Crawley, Horley e Horsham.

Fonte