Ciência e saúde

Entenda as diferenças entre parada cardíaca e ataque cardíaco e saiba como se proteger

By Bruno Piai

March 09, 2018

Para muitas pessoas, parada cardíaca ataque cardíaco são sinônimos. No entanto, uma condição é bem diferente da outra. E saber identificá-las é essencial para se prevenir.

O processo que desencadeia ambos os problemas é semelhante. Sendo um músculo, o coração precisa de oxigênio e de fluxo sanguíneo. E tanto um quanto o outro é fornecido pelas artérias coronárias. E quando algo – coágulos de sangue – as bloqueiam, um ataque cardíaco ocorre. Nesse caso, o coração ainda continua bombeando sangue, o que não ocorre na parada cardíaca, na qual ele para de bater.

No caso do ataque, os sintomas incluem:

Já a parada cardíaca não se resume à falta de batimentos. Ela também envolve:

Os sintomas do infarto podem ser, também, um ‘aviso prévio’ de uma parada cardíaca.

Causas

Os ataques cardíacos costumam ter como desencadeador principal alguma doença coronária. Elas são causadas, geralmente, pelo acúmulo de gordura nas artérias.

Fatores que podem causar doenças coronárias:

Já no caso de uma parada cardíaca, entre as principais causas encontram-se:

A melhor maneira de se prevenir de ambos é manter uma rotina equilibrada de exercícios e uma dieta saudável e balanceada. Além disso, é essencial evitar situações como estresse e o consumo de álcool, cigarro ou drogas.

E a recomendação é ainda mais importante para pessoas mais velhas, cujo risco de sofrer com alguma das condições é ainda maior.

Fonte: Cura pela Natureza