Há tempos que o fascínio com a vida fora da Terra desperta a nossa curiosidade e recentemente a mais nova aposta são os exoplanetas (planetas que habitam fora do Sistema Solar).
Até aí nada de novo, não é mesmo? Até saber que uma dessas cientistas empenhadas em descobrir o universo é cega.

Na época de faculdade, Wanda Diaz Mercedez perdeu a visão por causa de complicações da diabetes. Agora, a cientista quer provar que é possível estudar os céus apesar de sua deficiência visual. Para isso, Wanda recorre à radioastronomia, o estudo de corpos celestes através de ondas de rádio.
“Na verdade, todos nós deveríamos reaprender a usar outros sentidos que não a visão. Há poucas décadas, por exemplo, até a astronomia se valia exclusivamente do som para explorar o espaço”, declarou Wanda.

E você deve estar se perguntando, como ela consegue analisar os dados coletados? Wanda utiliza uma técnica chamada de sonificação, ou seja, toda informação coletada é convertida em sinais sonoros. A oportunidade surgiu em um estágio num centro de pesquisas da Nasa e desde então ela é a responsável pela inclusão de pesquisadores com deficiência visual na gigante americana. Muito inspirador!
Atualmente, além de pesquisadora, Wanda dá palestras ao redor do mundo em escolas e universidades.
Wanda é dessas pessoas que nos inspiram com sua história de vida e realmente fazem a diferença em sua comunidade. Desejamos muito sucesso a ela!
Por Denise HsuFotos: TED Divulgação, Stocksnap.io












