A maioria diz que é normal lidar com o assédio sexual em áreas como trabalho de cuidados ou mesmo trabalho social.
Como lidar com o assédio sexual no trabalho? Está aí uma questão que você talvez nunca tenha parado para pensar. Segundo um novo estudo, funcionários que foram assediados por clientes podem sofrer até mais do que você imagina.
Geralmente, pensamos que os funcionários acabam sofrendo assédio por meio de colegas ou superiores. Porém, quem já foi assediado por clientes tem 2,05 pontos a mais no Inventário de Depressão Principal (MDI). Para quem não conhece, isso é um questionário que pode ajudar no diagnóstico da depressão.
Porém, os casos de quem sofreu assédio por colegas, supervisores e afins, tiveram cerca de 2,45 pontos a mais. Sem falar que os sintomas da depressão tendem a ser piores.


Infelizmente, o caso do assédio por meio dos clientes é realmente mais comum, ainda mais em indústria de serviços. Segundo uma pesquisa da revista BMC Public Health, de 7.603 funcionários, 2,4% já sofreu assédio dos clientes e 1% sofreu dos colegas.
A maioria diz que é normal lidar com o assédio em áreas como trabalho de cuidados ou mesmo trabalho social.
“Pesquisas anteriores mostraram um maior risco da doença a longo prazo por funcionários expostos ao assédio sexual feitos por um colega, supervisor ou subordinado; mas um grande risco nem sempre foi encontrado em associação com o abuso de clientes”, disse a Dra. Ida Elizabeth Huitfeldt Madsen, pesquisadora sênior do Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho da Dinamarca e autora do relatório.
Na realidade, o número de assédio pode até ter sido baixo, mas lembre-se que esses números podem ser subestimados.
O que você acha?
Fotos: Reprodução.
Fonte: Hypeness.













