As 10 coisas mais sinistras que os astronautas já viram no espaço
Você achava que já tinha visto de tudo. Nem passou perto. Os astronautas com certeza já devem ter visto coisas de tirar o fôlego, não acham?
Por isso, esta lista busca exatamente isso: mostrar um pouquinho das coisas que os astronautas já viram.
Preparados?
1. Neil Armstrong pode ter visto um estacionamento de Óvnis

Será mesmo? De acordo com Aliens and Man: A Synopsis of Facts and Beliefs (Aliens e o Homem: Uma Sinopse de Fatos e Crenças), durante uma missão do Apollo 11, em 1969, Armstrong teria relatado em uma mensagem secreta à NASA:
“Esses bebês são enormes, senhor! Enormes! Oh, Deus! Você não acreditaria! … Estou te dizendo que tem outras naves espaciais aqui… Alinhadas no lado mais distante na borda da cratera! … Eles estão na lua nos assistindo!”.
Mas Armstrong foi avisado a ficar de boca fechada sobre sua experiência no espaço e nunca confirmou nem negou a veracidade do rumor. Em 2012, o astronauta faleceu e Buzz Aldrin também se recusou a falar sobre a mensagem, então talvez nunca iremos saber o que aconteceu na primeira missão à lua.
2. Leroy Chiao viu luzes assustadoras amplificarem ao passar por ele

Em 2005, Leroy Chiao era comandante da Estação Espacial Internacional. Uma vez que ele estava em sua caminhada espacial, Leroy viu algumas luzes alinhadas de ponta cabeça passarem por ele com um zumbido.
Algumas pessoas disseram que uma série de barcos de pesca ao longo da costa sul-americana poderia explicar o que ele viu, mas Leroy estava a há 230 milhas acima da Terra quando isso aconteceu. As luzes dos barcos teriam que ser muito fortes para serem vistas de lá.
Segundo Leroy, “Eu sou cético em relação à alegações de que temos sido visitados por alienígenas de outro planeta ou outra dimensão, mas não posso eliminar essa possibilidade 100%”.
3. Musa Manarov teria filmado um Óvni
Durante uma missão MIR (que é como se fosse uma Estação Espacial Internacional Russa) em 1991, o russo cosmonauta, Musa Manarov estava assistindo à uma cápsula espacial aportando nas proximidades. Ele estava filmando a aproximação quando ele viu um objeto que parecia que estava saindo de um veículo espacial.
Mas ele sabia que nada poderia se perder naquele momento, e enquanto Musa continuava a observar o objeto, ele flutuou para baixo e para longe da cápsula. E até hoje, o cosmonauta não sabe o que viu por lá, mas ele sabe bem que não era lixo do espaço, como outras pessoas disseram.
Veja o vídeo:

4. Vladimir Kovalyonok pode ter assistido um Óvni explodir

O major general Vladimir Kovalyonok era parte da tripulação da estação espacial Salyut VI em 1981. “Quando eu estava trabalhando na estação orbital Salyut, eu vi algo estranho na vigia um dia. O objeto era do tamanho de um dedo. Eu fiquei surpreso por ser um objeto que orbitava”, disse.
E continuou: “Foi difícil determinar o tamanho e a velocidade de um objeto no espaço. Por isso que não posso dizer exatamente que tamanho era realmente. Meu parceiro, Viktor Savinykh se preparou para tirar uma foto, mas o Óvni explodiu de repente. Só restou penas nuvens de fumaça. O objeto se quebrou em dois pedaços interconectados. Era uma reminiscência de um haltere. Eu relatei tudo à Missão de Controle imediatamente”.
Vladimir é um dos poucos astronautas a ver algo inexplicável no espaço e falar abertamente sobre isso.
5. Astronautas viram fogo queimar sem chama

De 2009 à 2012, astronautas colocavam fogo nas coisas no espaço. Não porque eles eram piromaníacos, mas porque queriam saber como o fogo se comportava no cosmos. Eles descobriram que o fogo queima em uma temperatura mais baixa e com menos oxigênio e pode também queimar sem a chama em microgravidade.
Forman Williams, o líder do projeto e dos experimentos, disse ao Space.com, “Até agora, a coisa mais surpreendente que temos observado é contínua queima de gotículas de heptano após a extinção da chama sob certas condições. Atualmente, isso é totalmente inexplicável”, conta.
6. Astronautas viram um show de luzes ofuscantes

Durante a missão do Apollo 11, astronautas relataram terem visto “flashes de luz” em seus olhos. A tripulação do Apollo 12 e 13 foram avisados sobre isso e relataram que também viram estranhas explosões de luz, mesmo quando seus olhos estavam fechados.
Assim, experimentos foram feitos nas missões do Apollo 14, 15, 16 e 17 para tentar descobrir o que estava causando as estranhas visões.
A NASA descobriu que os astronautas estavam vendo raios cósmicos. Nós não vemos raios cósmicos na Terra, porque eles são absorvidos por nossa atmosfera, mas sem essa barreira no espaço, os astronautas viram algo que ninguém tinha visto antes.
7. Um teórico da conspiração acha que Alan Bean viu cúpulas de vidro na lua

Richard C. Hoagland, um defensor das teorias do espaço alternativo, acha que Alan Bean viu cúpulas de vidro de uma extinta civilização de aliens na lua. Em uma entrevista, Alan descreveu o espaço como um “sapato preto de verniz” da superfície da lua.
E Richard continua, “O espaço deveria ser veludo preto. Deveria ser tinta preta, infinito, sem fim, profundo, brilhante e um preto sem fim”. A única explicação para a descrição de Alan, que Richard conclui, é que ele estava vendo o espaço através do reflexo de uma cúpula de vidro.
8. Story Musgrave viu um vislumbre de uma enguia no espaço
O astronauta da NASA, Story Musgrave, diz ter visto tubos de enguias nadando pelo espaço. Na entrevista no vídeo abaixo, ele diz que ele viu a criatura em duas ocasiões separadas.
Enquanto alguns descartaram imediatamente aquilo como lixo do espaço, possivelmente algum tipo de mangueira se soltou da nave espacial, Story está convencido que a enguia branca tinha sua própria técnica de propulsão.
Veja o vídeo e nos conte o que acha:

9. James McDivitt viu algo que não conseguia explicar

Na missão Gemini 4, em 1965, o astronauta James McDivitt achou que tinha visto um óvni. Em uma entrevista com a NASA, ele explicou “Eu olhei para fora, para cima e então tinha algo lá. Tinha uma forma geométrica parecida com a de uma lata de cerveja e tinha um negócio pequeno como um lápis ou algo do tipo saindo. Aquilo tinha um tamanho relativo, dimensionalmente. Era todo branco.
A imprensa conseguiu uma parte da história e se ateu à ela, dizendo que James teria visto um óvni. Mas então, anos depois, depois de uma foto que ele nunca tinha visto antes ser revelada, algo apareceu e James descobriu o que aquilo era realmente: o reflexo de alguns parafusos nas janelas de vidro.
“Eu voltei e vi o que aquilo era. E realmente era o reflexo de parafusos nas janelas. As janelas foram feitas de três, quatro ou cinco painéis de vidro, então se uma quebrasse, nós ainda teríamos alguma integridade da pressão. E essas pequenas coisas, quando o sul brilhou sob elas, elas multiplicaram as imagens em diferentes painéis. Eu tenho certeza de que foi isso que eu vi”, contou James.
Ou talvez seja apenas o que a NASA o pediu para dizer.
10. Samantha Cristoforetti viu a EEI com um brilho laranja
Em 2014, a astronauta da Agência Espacial Europeia estava à caminho da Estação Espacial Internacional pela primeira vez quando ela viu a Estação cinzenta banhada de uma luz laranja. Era a luz do sol refletindo nos painéis solares na estação espacial. Algo que somente diversos astronautas já viram.
Samantha ficou impressionada pela beleza do que ela estava vendo e em um post de um blog escreveu: “O enorme painel solar estava inundado de uma luz laranja, vívida, quente, quase alienígena”.
Teóricos da conspiração se fixaram nas palavras “quase alienígena” e começaram a especular que a história do reflexo dos painéis solares era uma história falsa para encobrir a verdadeira e que, na realidade, ela teria visto um óvni.
Você pode ver a mudança de cores na EEI no minuto 11:34 no vídeo abaixo:

E aí? O que você achou disso? Fascinante, não?
B. Ponzio
Fotos: NASA on The Commons/flickr/No known copyright restrictions, NASA Solar System Exploration/via Flickr/CC BY-NC-ND 2.0, PublicDomainPictures/Pixabay/CC0 1.0, Unsplash/Pixabay/CC0 1.0, PatternPictures/Pixabay/CC0 1.0, NASA Johnson/flickr/CC-BY-NC 2.0, WikiImages/Pixabay/CC0 1.0, Youtube.
