Arrependido, leopardo cuida de filhote de macaco após matar sua mãe em caçada
Será que no reino dos bichos, culpa, arrependimento e remorso são sentimentos reais? Algumas histórias protagonizadas por animais são tão incríveis que, às vezes, é difícil de explicar e até mesmo de acreditar.
Um vídeo exibido pelo canal National Geographic, chamado ‘Eye of the Leopard’ (em tradução, ‘O Olho do Leopardo’) mostra uma incrível relação de paternidade entre um leopardo e um filhote de macaco. Mas tudo acontece de maneira intensa e bastante curiosa.
Durante uma caçada pela selva, o felino feroz, sem hesitar, mata uma macaca. Satisfeito com o resultado de sua caça, o predador arrasta o corpo de sua refeição para um lugar em que possa se alimentar em paz.
No entanto, em meio a seu caminho, o leopardo dá de cara com um pequeno macaquinho, o filho da primata cuja vida foi tirada por ele. O pobrezinho estava preso ao corpo da mãe. Tão pequenino, ele fez o que pôde para defendê-la ou pelo menos para mostrar que por ela, ele encararia qualquer perigo.
Em uma situação normal, talvez, o predador fizesse por valer a ‘lei da selva’ e saboreasse o filhote também. Seria nada mais do que seu aperitivo. Contudo, neste momento, algo verdadeiramente impressionante acontece. Parece que o leopardo, de alguma forma, se sente confuso, culpado, atordoado por deixar aquele macaco órfão. É como se ele soubesse o que fez.
Talvez seja loucura pensar assim, afinal, o mundo animal para nós é incrível, belo e misterioso, mas também irracional. O fato é que assim que percebeu o macaquinho, o leopardo logo largou o corpo da macaca morta. E mais do que isso, ele começou a acariciar e lamber o bebê. Seria arrependimento? Quem sabe?!
-
Foto: National Geographic
E todo o medo que o filhote sentia diante daquele temível predador logo vai desaparecendo. Aos poucos, o felino se prova não mais como uma ameça, mas como alguém disposto a se redimir. A partir daquele instante, o macaco percebe que teria uma “nova mãe”.
Confira no vídeo abaixo todo o momento, desde o ataque do leopardo que matou a macaca (as imagens podem incomodar pessoas mais sensíveis) até a hora em que o predador acaricia o macaquinho.

A natureza é realmente fantástica, não é mesmo?


Foto: National Geographic