Não é bem como a arca de Noé como você está acostumado a imaginar, mas é uma construção gigantesca feita para proteger sementes de alimentos diante da possibilidade de um cataclisma mundial.

Ela está localizada na Noruega e é apelidada de “Arca de Noé em Svalbard”.

Ao todo, ela abriga cerca de três milhões de sementes que ficam protegidas numa galeria de 300 metros de profundidade.

Todo o abrigo é revestido de concreto, portas de aço e detectores de movimentos. O local é praticamente impenetrável.
O intuito desse projeto é justamente garantir a preservação de sementes caso o mundo seja acometido por epidemias, guerras, catástrofes naturais ou mudanças climáticas. A temperatura que resguarda as sementes gira em torno de -18°C, o que significa que elas podem durar centenas e até milhares de anos.

A ideia inicial era de que a arca fosse aberta somente daqui a algumas décadas. No entanto, por causa da guerra na Síria, ela poderá ser aberta ainda em 2015!
Por conta dos conflitos, os pesquisadores do país perderam o acesso ao banco genético de plantas. Muitas sementes cultivadas acabaram sendo comprometidas, fazendo com que necessitassem de reposição e a primeira solicitação para a abertura da Arca.

Isso só prova uma coisa: a gente acha que a arca será usada por causa de uma tragédia natural, mas ela pode acabar sendo usada por causa da própria ação do homem.
Assista ao vídeo:













