Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Best Of Web

O botão mágico que leva as melhores historias a seu Facebook.

Aprenda o jeito correto de calcular a “idade humana” dos cães. E entenda os sinais da idade em seu corpo

Quando o assunto é a idade canina, aposto que você sempre ouviu falar que um ano para nós equivale a sete para os cães, não é mesmo? Bom, se você faz parte das pessoas que cresceu com este pensamento, saiba que ele não passa de um mito.

Vou explicar!

Os cães têm um amadurecimento muito acelerado durante o seu primeiro ano de vida. Para se ter uma ideia do quanto seus primeiros doze meses são intensos, na comparação poderíamos dizer que o período equivale a 15 anos humanos. Eles atingem de forma bastante rápida a vida adulta.

No entanto, uma ressalva é necessária: o amadurecimento canino varia entre as raças, no qual é levado em consideração, principalmente, o seu tamanho – neste caso, tamanho é documento. Um cão de porte pequeno, como um chihuahua, exige um cálculo diferente de um dogue alemão, por exemplo. Cães de maior porte chegam à meia idade ao completarem seis anos, enquanto os pequenos levam mais tempo.

  1. Foto: M de Mulher / Reprodução

De acordo com o “encantador de cães” Cesar Milan, o caminho para calcular a idade do cão passa por uma fórmula: subtrair dois anos de sua idade, multiplicar por quatro e adicionar 21. Com um exemplo é mais fácil: imagine que seu cão tem 4 anos. Deste número, você subtrai 2 (ficará 2), multiplica por 4 (ficará 8) e adiciona 21, totalizando em 29 anos humanos.

Uma outra opção bastante interessante, principalmente considerando a diferença de cálculo que as raças exigem é a calculadora da Pedigree (clique aqui para acessá-la). Nela, basta você colocar a idade de seu pet e a raça, então o site fornece a informação de qual é a idade dele em contagem humana.

  1. Foto: Pet Care / Reprodução

Nem sempre nós sabemos a idade de nossos cães, principalmente quando eles são adotados ou pegos na rua. Neste caso, o caminho para ter uma noção exata de quantos anos eles têm é procurando um veterinário. Porém, existem traços que você mesmo pode observar e que te ajudarão a ter uma base de qual é a idade do seu parceiro canino. Confira na tabela abaixo:

– De 5 a 8 semanas: Neste período, os filhotes estão abrindo os seus olhos e os primeiros dentinhos começam a aparecer;– De 4 a 8 meses: Esta é a fase da troca de dente, quando os de leite começam a cair e os substitutos permanentes assumem o lugar;– De 1 a 2 anos: O cão já atingiu o seu tamanho máximo e seus dentes começam a apresentar partes amareladas;– De 2 a 3 anos: Neste momento os dentes apresentam acúmulo de tártaro, o que faz com que seja preciso que o dono os escove regularmente. Além disso, nessa fase surgem os primeiros sinais de gengivite.– De 3 a 7 anos: O envelhecimento começa a se tornar mais evidente. Cabelos brancos no focinho passam a surgir e os dentes apresentam maior desgaste.– A partir dos 7 anos: Este é o momento no qual o cãozinho precisa de maior cuidado. Sua mobilidade diminui, alguns dentes podem cair e não é incomum que os olhos apresentem catarata.

  1. Foto: Mega Curioso / Reprodução

Quando um cão ultrapassa a casa dos 7 anos, esta é a hora de você mostrar o quanto é grato por tudo o que ele representou enquanto vocês estiveram juntos. Cães idosos precisam de muito cuidado e carinho. Não é porque ele está mais ‘comportado’ e passa mais tempo descansando que ele não quer continuar tendo a sua atenção.

A expectativa de vida dos cães varia de acordo com sua raça, tamanho e alimentação. A média de vida dos pequenos é de 15 anos, enquanto a dos maiores fica na casa dos 10 anos.

E idade à parte, sempre cuide muito bem de seu cãozinho. Amizade, fidelidade e companheirismo como o dele, você não vai encontrar por aí.

Rolar para o topo