A Boa do Dia

Aprenda a diferenciar um ataque cardíaco de um ataque de pânico

By Henrique Marsura

May 01, 2017

Você provavelmente já ouviu falar sobre um ataque cardíaco, não é? Mas será que você já ouviu falar sobre um ataque de pânico? As pessoas costumam confundir os dois e isso pode ser perigoso.

E isso é verdade, alguns sintomas destes ataques são bem parecidos: uma forte dor no peito, sudorese, um sentimento espinhoso, respiração irregular e náuseas. Para piorar a situação, um ataque cardíaco pode provocar pânico e isso dificulta ainda mais o diagnóstico.

Mas para resolver este problema, resolvemos enumerar algumas diferenças entre eles. É muito importante saber distinguir os dois, pois infelizmente um ataque cardíaco é muito comum e perigoso.

Confira as diferenças:

Ataque cardíaco

Um ataque cardíaco é muito sério e pode ser fatal. Por isso é necessário saber algumas informações sobre ele. A dor que o ataque causa aparece no centro do tórax e talvez se mova ao longo braço esquerdo e das costas.

Além disso, a dor pode também se espalhar para o pescoço, dentes e mandíbula. Existe uma sensação de picadas, que na maioria das vezes é no braço esquerdo. Geralmente as pessoas sentem frio, um suor pegajoso e uma sensação de náusea. A intensidade dos sintomas costuma mudar, não é uma regra.

A dor costuma durar mais de cinco minutos e não afeta a respiração de uma pessoa, apenas deixa ela um pouco mais rápido e isso pode causar um ataque de pânico.

Um ataque cardíaco é muito perigoso, a forte dor no peito pode ser fatal e por isso devemos ficar muito atentos para estes sintomas.

Ataque de pânico

É mais difícil colocar algumas regras para um ataque de pânico, mas os aspectos mais comuns são: dor concentrada na região do peito, sentimento espinhoso e uma dormência que pode ocorrer em todos os membros.

As pessoas costumam experimentar durante os ataques de um medo inexplicável, como por exemplo o medo de sufocar ou enlouquecer.

Se você não for capaz de distinguir os dois, deve ir ao médico imediatamente. Nunca é recomendado esperar em nenhum dos dois casos: um ataque cardíaco pode ser fatal e a falta de atenção em um ataque de pânico também pode ser muito perigoso.

Devemos sempre ficar atentos aos detalhes, mas nunca esquecer os médicos.

Fotos: © decade3d/depositphotos