Nunca é tarde para aprendermos algo novo e nos superarmos. E a dona Normália de Souza dos Santos colocou isso à prova. Aos 7 anos de idade, no interior da Bahia, precisou começar a trabalhar na roça para ajudar em casa e acabou deixando os estudos de lado.
Agora, aos 71 anos, ela aproveitou para recuperar o tempo perdido. “Comecei a enxergar com os olhos da carne, antes eu via apenas com os olhos da fé. Agora eu não perco mais o ônibus nenhum por não saber ler”, declara dona Normália.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/D/o/WWdS5bRXi0wLMVkJAcjQ/aposentada.jpg)
Ela mora em Curitiba, Paraná, e tem sete filhos. E ao escrever sua biografia em uma das atividades na escola, ela deixou os alunos da turma da Educação Jovens e Adultos (Eja), da Escola Municipal Bela Vista da Paraíso, emocionados.
Experiência:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/B/k/aJ7QqpSlKYEmUW749RkA/normalia-1.jpg)
De acordo com a prefeitura de Curitiba, a turma de 25 alunos conta com pessoas com histórias semelhantes à da aposentada. Ela conta que além de perder o ônibus por não saber ler o letreiro, ela via as pessoas lendo a bíblia na igreja e desejava poder fazer igual. Com os filhos todos formados, eles a incentivaram a estudar e finalmente conquistar esse sonho.
“Hoje eu consigo, leio e entendo os versículos e isso é maravilhoso”, comemora dona Normália. Ela é um incentivo para muitos outros, que têm o desejo de voltar a estudar e ter uma vida diferente. Linda história de superação!
Foto: Reprodução/ Valdecir Galor/ SMCS
Fonte: G1












