A morte de uma jovem levantou nos Estados Unidos uma polêmica sobre o uso de anticoncepcionais. Charlotte Foster, de apenas 23 anos, faleceu após tomar um anticoncepcional receitado pelo seu médico. Na época a jovem foi diagnosticada com uma embolia pulmonar, porém ainda não se sabia as causas. Com o resultado do inquérito, se comprovou que garota poderia estar salva senão fosse por um erro médico.
Após cinco meses tomando a pílula contraceptiva Dianette (também conhecida no Brasil como Diane-35), receitada por seu médico, Charlotte teve uma parada cardíaca enquanto estava trabalhando. O que mais assusta é que três semanas antes de sua morte, a jovem teria visitado seu médico, Sunil Idicula Simon, para se queixar de fortes dores nas pernas, nas costelas e dificuldades para respirar. Entretanto o médico apenas teria recomendado que ela fosse para um spa descansar.
Segundo o inquérito, exames realizados pela vítima teriam apontado a vulnerabilidade da jovem ao remédio. O médico responsável pela indicação do anticoncepcional está passando por um processo severo e pode até ser condenado.

Dianette
Muitos especialistas alegaram que o Dianette é indicado para o tratamento de acne severa, e só em último caso como método contraceptivo. Além disso ele deve ser tomado por períodos curtos e só para pessoas que estejam fora da zona de risco.
A morte da jovem deixou o alerta do cuidado que as mulheres devem ter ao fazer o uso de anticoncepcionais. Cada mulher tem um tipo de organismo e reage também de forma diferente a cada medicamento. O cuidado com a escolha do profissional consultado também é de extrema importância, procure sempre conhecer bem o seu médico.
Fonte: Revista Exame
