Natureza Incrível

Após morte da mãe, resgate encontra filhote de canguru pedindo ajuda

By Beatriz Ponzio

June 14, 2017

Parece que tudo acontece por um motivo, não?! Pelo menos é assim a história de um pequeno canguru chamado Dawson. Tudo aconteceu quando sua mãe foi atropelada, deixando o animal totalmente desamparado na estrada.

Felizmente, Melanie Fraser, que trabalha com resgate de animais com a Macedon Ranges Wildlife Netword e a Wildlife Victoria, na Austrália, estava lá para ajudar. Contudo, não foi possível ajudar a pequena canguru. O que ninguém esperava era que outra vida estava prontinha para ser salva. Assim que se aproximou da bolsa do animal, percebeu uma mãozinha se esticando. Era um bebêzinho rosa e pequeno que esperava para começar a vida.

“Se ele tivesse ficado ali por muito mais tempo, formigas ou quaisquer elementos o teriam matado”, disse ela ao The Dodo. Depois do resgate, Dawson foi entregue nas mãos da colega Christine Gilmore que trabalhou ao máximo para deixá-las nas mais perfeitas condições, alimentando-o, limpando-o e aquecendo-o.

Neste meio tempo, Christine teve a ideia de juntar Dawson com outro canguru filhote, Nelson, para que assim ele não se sentisse muito sozinho. Logo, eles devem ser libertados para o habitat natural juntos.

Pelo que se sabe, os cangurus precisam ficar sob os cuidados humanos por 18 meses ou 2 anos e eles só podem ser libertados quando não se mostrarem mais dependentes deles.

“Ele irá eventualmente ser introduzido ao seu pequeno grupo de orfãos, incluindo o qual ele ficou amigo”, conta Melanie. ”Lentamente, ele terá menos e menos interação com a cuidadora até que ele possa ser um canguru selvagem, capaz de sobreviver sem a intervenção humana.”

Infelizmente, esse tipo de cena, onde os cangurus perdem suas mães, não é nem um pouco rara. Esperamos que eles se recuperem logo.

Fotos: Melanie Fraser.