Após o nascimento de um bebê, não são todas as mães que conseguem com facilidade alimentá-lo. Quantas e quantas mulheres não tiveram problemas com o leite materno, não é mesmo? Mas nunca deem as costas para sua intuição materna, pois é ela que poderá salvar a vida de seu filho.
Mandy Dukovan deu à luz a seu filho que pesava menos de 3 quilos. Com o desejo de se alimentar desde o início, ansiava pelo leite materno da mãe. Infelizmente, quanto mais ela oferecia o peito à criança, mais ela sentia fome. A moça chegou a utilizar um “mamilo escudo” – acessório próprio para a amamentação – ele aparentou estar finalmente feliz. Porém, ao receberem alta do hospital, o pequeno havia perdido quase 10% de seu peso.
Em casa, os problemas persistiam. O bebê estava sendo amamentado o tempo todo, mas nunca parecia estar satisfeito. O acessório por sua vez estava sempre cheio de leite no final, então Mandy não entendia o que estava acontecendo. Com isso, entrou em alguns grupos de mães no Facebook para buscar ajuda.


Nos grupos, outras mães asseguravam de que aquilo era normal e que continuasse amamentando seu filho da mesma forma. Até o pediatra, durante a consulta médica com o menino após uma semana de vida, não se preocupou com o fato do bebê não ter ganho peso. Mesmo com tantas certezas, Mandy sentia que algo ainda estava errado.
Um mês se passou e Mandy teve uma grande surpresa ao ir em uma nova consulta médica e descobrir que seu bebê não havia engordado quase nada. Após saber disso, decidiu ir para uma ala do hospital própria para amamentação. Após conversar com as enfermeiras, soube que a criança havia comido apenas 20ml.
Como conselho das enfermeiras, foi instruída a bombear leite para aumentar sua oferta e também complementar com fórmula. Após obedecer a isso, Mandy ficou sem palavras quando, em uma semana, seu filho havia engordado dois quilos.

Embora ele estivesse crescendo normalmente agora, Mandy decidiu parar de amamentá-lo e somente utilizar a fórmula por conta de algumas circunstâncias da vida e de estresse. Ela estava em lágrimas com a decisão, mas ficou satisfeita quando soube que seu filho havia dobrado de peso.
“Estou tão agradecida que meu bebê está prosperando e sinto que é extremamente importante para outras mães entenderem que, se seu bebê não está ganhando peso, é fundamental descobrir por que e não assumir tudo é normal, não importa o que grupos de mães de amamentação populares no Facebook podem dizer! Eu poderia ter perdido meu bebê e minha própria sanidade.” escreve ela.
Agora seu filho crescerá saudável e Mandy poderá viver com tranquilidade em saber que ele não estará com fome.
Fotos: Reprodução












