Abrigos são repletos de animais com problemas de saúde e que geralmente não conseguem ser adotados. Isso é o reflexo de um mundo que acredita que cuidar de animais deficientes dá muito trabalho. Obviamente eles necessitam de um tipo de atenção diferente, mas nada além do que animais saudáveis não necessitem.

O caso de Tom, um gatinho paraplégico e que precisa usar fraldas, não era diferente de outros animais que foram rejeitados por ser diferente. Mas felizmente ele teve a oportunidade de ter uma família quando a ONG Amigos de São Francisco o encontrou em 2014 com graves ferimentos após ter sido atacado por um cachorro.

Ele passou por muitos tratamentos e algumas cirurgias, mas não conseguiu recuperar os movimentos das patas traseiras. Mas isso não limitou o fato de que alguém se apaixonasse por ele, como aconteceu com a fonoaudióloga Mônica Pereira, que viu a foto de Tom no site da instituição e quis adotá-lo imediatamente.


Quando Tom foi para sua nova casa, um veterinário instruiu a dona como ele deveria ser tratado, e dentre os cuidados foi dito que o gato precisava usar fraldas de bebê tamanho P. Mas como isso não era de sua natureza, ele costumava tirar as fraldas com os dentes. Foi então que Mônica teve a ideia de colocar uma bermuda de recém-nascidos em Tom, para que ele pudesse ficar mais tranquilo, e funcionou perfeitamente!


Como ele adora brincar, essa bermuda ajuda ele a ter uma vida normal apesar de não ter mais os movimentos das patas traseiras. Ele sobe no sofá e na cama normalmente e ainda tem uma conta no Instagram que conta com mais de 2 mil seguidores!












