Super Humanos

Após ficar cego, homem transforma sua dor em ajuda para outras pessoas.

By Drica Adamo

December 07, 2022

Dave Steele foi diagnosticado com retinite pigmentosa (RP) em 2014. Ele perderia lentamente a visão até ficar completamente cego, segundo o diagnóstico. Imagine a dor e o estresse de saber que todos os dias sua visão diminuirá lentamente até que você caia na escuridão.

Steele, não estava apenas perdendo a visão, mas após o diagnóstico, ele sentiu que havia perdido seu propósito.

Para ele, o diagnóstico veio com um soco adicional no estômago: seus filhos também têm 50% de chance de ter RP. Steele perdeu o emprego, sua família não podia pagar o aluguel de sua casa e a lista de espera pelos benefícios do governo era de nove meses. 

“Eu estava me sentindo mais culpado pela pressão que estava colocando em minha família e isso, por sua vez, também estava afetando minha perda de visão e fiquei mais ansioso e mais isolado por causa disso”, disse ele ao Henshaws InSights .

À medida que seus problemas aumentavam, Steele encontrou consolo em conversar com outras pessoas que lidavam com a perda de visão por meio de grupos comunitários no Facebook. “Foi uma ajuda enorme, massiva para mim”, disse ele ao Henshaws InSights.

Steele disse a seus novos amigos na comunidade RP que havia trabalhado como cantor e eles o convidaram para se apresentar em uma reunião do grupo de apoio. Na noite anterior à apresentação, ele teve um momento de pura inspiração. Ele decidiu mudar a letra do hit de Ben E. King, “Stand By Me” para refletir como era viver com RP.

Nova vida

Isso abriu a porta para o retorno de seu senso de propósito na vida. “As pessoas vinham até mim dizendo que as palavras que eu escrevi eram capazes de descrever como elas sempre pensaram sobre sua jornada com perda de visão quando não conseguiam encontrar as palavras por si mesmas”, disse ele.

Ao lidar com sua deficiência, Steele descobriu um talento que nunca soube que tinha. (Clique aqui para assistir)

“Nunca me considerei um poeta antes de começar a perder a visão. Trabalhei como cantora desde os 18 anos e escrevi alguns poemas e canções sobre coisas como namoradas anteriores. Mas foi só quando comecei a ficar cego que descobri a capacidade de escrever essas palavras que ajudaram tantas pessoas”, disse ele a Upworthy.

Essa percepção o levou a criar uma comunidade para pessoas que lidam com RP. Todos os dias ele escrevia sobre tudo o que estava passando na poesia e postava nos grupos do Facebook RP. A experiência foi catártica para Steele e seus seguidores.