Charles Richard tem 18 anos, mora em Recife e trabalha como atendente em um dos restaurantes do McDonald’s de sua cidade. Cansado de ler e ver determinadas postagens que ridicularizavam esses funcionários, como se fosse um fracasso na vida ou algo parecido, ele decidiu tomar uma atitude que movimentou a internet nos últimos dias. Ao postar uma foto em seu Facebook onde está uniformizado para o trabalho, ele deu um depoimento sincero em tom de desabafo:

“Depois de ver uma imagem ridícula dessas de fim de ano da internet de “Se não passar vestibular a segunda opção vai ser trabalhar na Mc Donalds” venho mandar um recadinho: Trabalho na Mc Donalds e é meu primeiro emprego e essa é uma das coisas que estou fazendo por enquanto que não acho um emprego na minha área. Não acho problema nenhum fazer isso. Não é indigno. Seria indigno se eu estivesse matando, roubando, vendendo droga por ai. VERGONHA é ficar em casa, com o rabo pra cima, criticando e falando mal dos outros! Eu Acho ótimo. Estou curtindo muito e achando o máximo trabalhar com o público de uma forma diferente. E foi com o meu salário que ganho da “Mc Donalds” que paguei minha Faculdade, E HOJE SOU FORMADO EM DESIGN DE INTERIORES. E em breve estarei fazendo minha PÓS GRADUAÇÃO (e só tenho apenas 18 anos!) Estou curtindo uma vida que nunca tive. Tenho orgulho de trabalhar como atendente. Ser atendente não é vergonha para ninguém.Talvez as pessoas da “segunda opção” estão trabalhando pra pagar seu futuro (faculdade, escola) então antes de criticar qualquer trabalho, tome na vergonha na cara. Porque aquele que você zoa hoje, pode ser o rico que vai te DAR UM EMPREGO AMANHÃ. “

Em resposta ao nosso site, Richard diz que fazia algum tempo que ele se deparava com coisas na internet que degradavam a imagem de quem trabalha em restaurantes e que buscou esse emprego para poder suprir algumas necessidades e realizar alguns sonhos, porém, ainda que seja um emprego digno e honesto as pessoas ainda usam de má fé com muitos trabalhadores que estão na mesma posição de Richard. “Contudo, eu sempre tive uma visão contrária disso. Afinal, busquei o emprego para suprir necessidades da vida e futuramente realizá-las em prol de outras”, afirma. Ele também alerta o prazer de algumas pessoas em apenas tratar mal funcionários de determinados setores. “Tem pessoas que adoram humilhar os que trabalham em comércio. Sempre chamam de burros ou sem estudos. Mas não é bem assim, se estamos ali é porque fomos capacitados, porque passamos por testes, entrevistas e treinamentos”.
Infelizmente, a falta de bom senso é realmente algo extremamente presente na população e esse tipo de desrespeito com profissionais, de todas as áreas, é um exemplo claro de como ainda existem pessoas que vivem dentro de uma bolha de preconceito e falta de consideração com o próximo. “Acredito que nós, que trabalhamos em comércio ou em qualquer outra área, merecemos ser respeitados. As pessoas deveriam pensar duas vezes antes de ofender ou maltratar uma pessoa trabalhadora. Seja na internet ou publicamente, independente de seu cargo, aparência, religião, etnia, etc. Uma pena ver que coisas assim ainda acontecem. Lamentável!”
Ao ser questionado sobre a repercussão de sua postagem, que passou os 11mil compartilhamentos e 300 mil likes, ele responde humildemente: “Não esperava que a postagem fosse repercutir tanto, foi mais um desabafo entre meus amigos do facebook, quando menos esperei, já estava rodando pelo Brasil todo”.
De nossa parte ficamos com a reflexão que Charles nos deixa, um exemplo para ser seguido e desejamos de todo coração muito sucesso nessa vida para ele. Charles Richard, você merece uma salva de palmas!
E uma promoção, claro!













