Enfrentar um câncer não é nada fácil, a maioria acaba ficando o psicológico abalado e cabisbaixos. Entretanto, existem algumas pessoas que até na dor conseguem tirar algo de positivo. A brasiliense Beatriz Falcão, de 30 anos é uma delas. Após lutar contra um câncer de mama, a jovem soube transformar a árdua experiência em um aprendizado para a vida.
Participando da série de reportagens do G1, Virei a página em 2017, ela conta como foi superar os desafios do câncer. A série irá mostrar histórias de pessoas que se superaram e venceram as dificuldades no ano de 2017. Beatriz foi uma das escolhidas e com o intuito de ajudar outras pessoas ela lançou um livro que conta detalhes sobre como é ter a doença.
Diagnosticada em 2015, a jovem só descobriu o câncer quando sua mãe notou que havia algo de errado em sua mama esquerda. Logo que saiu o resultado, ela já pensou em tudo de pior que poderia acontecer. “Imaginei, de imediato, a careca. Eu tinha um cabelo na cintura. Foi a primeira imagem que veio [à cabeça]”, conta Beatriz.

Entretanto, tomando uma atitude totalmente diferente do que a maioria teria, ela levantou a cabeça. “[O dia do diagnóstico] foi o pior dia da minha vida, sendo bem honesta. Mas eu decidi, no dia 21 de maio de 2015, que eu não deixaria o câncer me abalar. Eu iria usar esse momento como algo positivo, de autoconhecimento mesmo.”
Lutando com o câncer de frente
Decidida de que não deixaria a doença afetar sua vida, Beatriz começou a usar o tempo livre que tinha para se auto conhecer. Ela descobriu uma paixão enorme pela escrita que servia também de terapia. Foi a partir daí que nasceu o livro “Somos Blindadas – câncer de mama sem tabu”. A publicação de Beatriz serve quase como um manual de sobrevivência para pessoas que sofrem com a mesma doença.
O livro é dividido em três partes e em cada uma delas ela conta a importância de algumas ações durante a batalha contra o câncer. A ajuda do amigos e da família, o autoconhecimento, o bem estar e tantas outras coisas que são fundamentais nesse momento são faladas.
Beatriz busca com a obra ajudar e inspirar outras pessoas que passam ou passaram por esse momento tão difícil. Ela que perdeu todo o cabelo durante o tratamento e ainda foi obrigada a retirar o seio esquerdo, se tornou um verdadeiro exemplo de superação.
Fonte: G1












