Natureza

Após 9 anos acorrentado, cão tem reação tão dolorosa quanto seu passado ao ver humanos

É difícil entender o que leva um ser humano a fazer algo tão maldoso quanto prender ou machucar um animal. O pitbull Nereus infelizmente sentiu na pele essa crueldade, pois seu “dono” o fez passar quase sua vida inteira acorrentado em um quintal sujo.

Nessas condições, eventualmente ele machucou suas patas traseiras — e ficou sem tratamento por mais de dois anos. Um dia, porém, uma vizinha decidiu ouviu-o chorando e decidiu que não poderia mais deixá-lo sofrendo daquela forma, com dor e sem um tratamento adequado.

Ela então ligou para a ONG de proteção aos animais “New York Bully Crew” e esperou que o resgate chegasse. Por sorte ou destino, uma das voluntários era amiga de um policial, que acompanhou-o até a casa de Nereus. Chegando lá, seu “dono” não hesitou em deixá-los levar o cachorro, com medo de ter problemas.

Porém, ao levarem Nereus ao carro, perceberam algo peculiar e muito triste — ele não parecia feliz com a ideia e estava muito distante. “Ele simplesmente não estava acostumado ao contato físico, e ele não tinha vontade de atenção humana”, disse o fundador da ONG, Craig Fields, em entrevista.

Foi muito triste perceber que o cão estava em condições terríveis há tanto tempo que não fazia ideia de como era aceitar carinho e amor, e que, por isso, o caminho até que ele estivesse recuperado seria ainda mais doloroso. Levaram-no ao veterinário o mais rápido possível para que os problemas físicos fossem resolvidos.

O médico diagnosticou que suas pernas tinham atrofiado e desenvolvido artrite, provavelmente devido a terem sido quebradas e nunca tratadas. Além disso, ele tinha muita pele machucada e estava totalmente coberto por pulgas. Devido a esses transtornos, uma de suas pernas teve de ser amputada.

Apesar de ter sido muito difícil e demorado curar as feridas emocionais do pequeno Nereus, ele logo conseguiu surpreender os socorristas ainda mais. “Ele ama atenção agora”, diz o dono da ONG. “Depois de apenas alguns dias, ele começou a mostrar um pouco de carinho em relação a nós, e levou uma semana para buscar a atenção por conta própria. Agora, quando o vemos, sua cauda começa a abalar e ele corre para nós.”

Incrível, não? Nereus está para adoção e esperamos que ele encontre um dono muito carinhoso a partir de agora! ♥

Fotos: The Dodo