Ciência e saúde

Ao entrar no quarto do filho, mãe descobre algo assustador e faz alerta aos pais

Publicado

em

Uma mãe não imaginava que ao entrar no quarto de seu filho se depararia com algo surpreendente: uma pilha de remédios para diarréia. Segundo a própria mãe, o menino nunca havia tido problemas intestinais. O que causa mais espanto ainda no caso. Na hora que encontrou todas aquelas caixas de Imodium a mãe se assustou e não entendeu o porquê daquilo.

Depois de pesquisar sobre o remédio ela descobriu que muitos adolescentes estavam consumindo-o por ter os mesmos efeitos da heroína.  “Esse agente opióide ajuda a ligar os receptores no cérebro causando uma euforia semelhante”, disse o Dr. Scott Krakower, um médico especializado em dependências. O produto vendido em qualquer farmácia garante o fácil acesso dos jovens.

A droga que aparentemente parece inofensiva se consumida em grande quantidade pode causar sérios danos à saúde. A CBS News divulgou que em média os adolescentes estão consumindo cerca de 50 a 300 comprimidos por dia.

Os adolescentes chegam a consumir cerda de 50 a 300 comprimidos por dia.

“De acordo com o estudo, Imodium AD em grandes doses tem os mesmos efeitos no corpo do que a heroína, a morfina e a oxicodona. No entanto, o Imodium AD é uma alternativa mais barata”, diz a CBS News. Por ser mais barato e ter os mesmos efeitos da heroína a tendência é que o consumo dessa droga aumente ainda mais.

A “droga” ainda não é considerada ilegal, o que torna mais preocupante ainda a situação. Mesmo sendo considerada como um medicamento, em doses altas ela causa efeitos permanentes, como cãibras de estômago severas, insuficiência cardíaca e até mesmo a morte.

Anúncios

O caso do menino serve como um alerta para o pais e para quem faz uso do medicamento. Muitos pais acabam deixando de lado alguns cuidados que devem ser primordiais por alegar que estão dando liberdade. Entretanto devemos sempre estar atentos ao que eles consomem, pois muitas vezes pode significar riscos para a própria vida deles.

Muitos remédios possuem elementos que podem tornar o usuário em viciado. Por isso sempre devemos também conhecer o que estamos ingerindo e também nunca se automedicar.

Fonte: Histórias com valor 

 

 

Anúncios

Destaques

Sair da versão mobile