Lavar o carro parece algo muito banal há várias décadas. Por mais que o mercado sempre tenha novidades para facilitar a vida (ou o lava rápido esteja aberto para facilitar ainda mais), alguns cuidados são fundamentais na hora de lavar o carro. Afinal, assim como a casa, alguns cuidados são importantes para não danificar a pintura, as borrachas e acabamentos. Siga as dicas do Best of web e mãos a obra!

Jamais use sabão em pó: ele contém agentes químicos como a amônia que danificam o verniz da pintura. Os grânulos podem ficar presos entre as borrachas e entre as peças da carroceria, levando a corrosão também conhecida como ferrugem. O ideal é usar detergente neutro (cor amarela) ou sabão específico para veículos.
Não esfregue a pintura: acredite, tem gente que usa esponja abrasiva, escova ou até mesmo vassoura para lavar o carro em casa. Use uma esponja de espuma ou produtos como luvas feitos com lã ou microfibra.
Para secar, vá de pano velho: não use aquela flanela novinha para secar seu carro. Prefira uma velha toalha felpuda ou os produtos feitos a base de microfibra que seca, lustra e não risca.
Não use limpa baú, querosene e produtos de limpeza pesada: mesmo que o carro esteja muito sujo, não use esses produtos feitos a base de solvente. Eles prejudicam peças plásticas e emborrachadas do carro. A dica de água e sabão é a melhor receita sempre!
Esqueça os limpadores feitos para casa: não use hidratante de pele nos bancos de couro, nem limpador multiuso para as partes plásticas. Para a limpeza interna, só mesmo aspirador, água com sabão ou produtos feitos especificamente para carros. O piso, bancos e acabamentos do carro são fabricados em material diferente do que aqueles da casa.

Não queira seu lugar ao sol: ao lavar, mantenha o carro sempre na sombra antes, durante e se possível depois da lavagem. O sabão em contato com o sol pode manchar a pintura e a limpeza dos vidros ficará impossível! Para encerar a dica é especialmente válida: fique longe do sol.












