Uncategorized

Amor, aprendizado e preconceitos: Astrid Fontenelle conta como é ser mãe de um menino negro nos dias de hoje

By Bruno Piai

April 04, 2017

Em 2008, aos 47 anos, a jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, que até então vivia sozinha, conheceu o bebê Gabriel. O pequeno, de apenas 40 dias de vida, chorava incessantemente nos braços de uma assistente social, enquanto Astrid apenas o observava.

Mas foi quando ela teve a chance de tomá-lo em seus braços que o destino se propôs a entrar em ação. Para uma mulher forte, firme, feminista e independente que decidiu que gostaria de adotar uma criança, Astrid não precisou escolher alguém para cuidar. Ela foi escolhida.

Seu espírito se uniu ao de Gabriel no instante em que se encontraram: “Entendi na calma dele que era meu filho. Feito pra mim. Fomos destinados pra ficarmos juntos”, diz a apresentadora do programa ‘Saia Justa’, da GNT, à Trip TV.

Pouco após assumir sua maternidade, Astrid conheceu o produtor executivo no ramo musical, Fausto Franco, hoje seu companheiro. Mas o fato de Gabriel ter um pai foi mais coincidência, um acaso positivo, do que um objetivo traçado: “Meu histórico [Astrid foi criada pela mãe, apenas] havia me ensinado que filho não precisa de pai e mãe e uma família quadradinha, precisa de atenção, precisa ser querido. Eu teria tido Gabriel sozinha ou acompanhada. O plano, originalmente era meu. Sempre quis e soube que seria mãe de uma criança adotada”, conta a jornalista.

Na adoção de Gabriel, Astrid quebrou a barreira do preconceito. O menino é negro, mas sua cor pouco importa. O que conta é o vínculo de amor e amizade estabelecido pelos dois.

Com todo o orgulho do mundo, a apresentadora fala à Trip a respeito da educação que dá ao filho: “A criação de um novo homem é superimportante pra essa nova sociedade que a gente quer: igualitária e feliz pra todo mundo. Eu tento preparar o Gabriel pra saber viver nela sem sofrer e sem fazer sofrer”, conta.

No vídeo abaixo você confere a entrevista de Astrid Fontenelle, acompanhada do pequeno Gabriel, à Trip TV. Emocionada, a apresentadora fala a respeito da união dos dois e também sobre como lida com o preconceito que ela e o filho enfrentam, tema que não foge da pauta de conversa entre ambos.

Será que um dia alcançaremos uma sociedade livre do preconceito?

Fotos: Trip TV