Ser professor no Brasil é um desafio. Além da pouca valorização profissional, os educadores estão cada vez mais sujeitos a situações verdadeiramente lamentáveis, como a ocorrida na escola estadual Antônio de Alcântara Machado, na Vila Gumercindo, zona sul de São Paulo.
Em decorrência de uma nota baixa, uma aluno de 20 anos do 3° ano do ensino médio do EJA apelou para a violência contra um professor de 37 anos. Dentro da sala de aula, o estudante foi filmado chutando e dando pontapés no educador de matemática.
Agressão registrada
No vídeo que registra o momento da agressão (clique aqui para conferi-lo), os dois começam a discutir até que o estudante para a violência. O jovem dá um soco no rosto do professor e na sequência o chuta. E se não fosse pela ação rápida de outros alunos, ele teria jogado uma cadeira.
O caso foi levado à Polícia Militar onde o adolescente assinou um Termo Circunstanciado de lesão corporal e também por porte de drogas – o aluno carregava maconha consigo.

À Folha de S. Paulo, a Secretaria Estadual de Educação informou que o estudante foi devidamente suspenso, enquanto o professor terá uma semana de licença e todo o apoio necessário.
Vale ressaltar que, segundo uma pesquisa realizada pelo sindicato dos professores de São Paulo, 51% dos educadores do estado já foram vítimas de algum tipo de violência.
Definitivamente, não está fácil!
Fonte: Folha












