Se há um alimento que não falta na dieta das crianças, este alimento é a salsicha. Além dela de ser uma opção bastante viável e fácil de preparar, qual pequeno nunca degustou, por exemplo, um cachorro-quente?
No entanto, um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, traz más notícias aos consumidores mirins. De acordo com os pesquisadores, milhares de crianças morrem todos os anos por causa da iguaria. Acredite!
O foco do estudo foi identificar quais os alimentos que mais causam engasgo em crianças até os 14 anos. As análises foram feitas a partir de dados obtidos entre 2001 e 2009 em prontos-socorros.
E dentre os alimentos que causam este tipo de problema, a salsicha herdou a 10ª colocação, sendo responsável por levar quase 7 mil crianças engasgadas para o hospital durante o período avaliado.
Um outro estudo realizado pela equipe, desta vez com crianças de 0 a 9 anos, trouxe números ainda mais alarmantes. Com enfoque nas crianças que morreram asfixiadas pelo engasgo com a salsicha, foi registrado que em sete a cada dez mortes, a vítima tem até 3 anos.
Foi identificado que quando o engasgo é provocado por uma rodela circular da salsicha, se torna uma situação muito difícil de lidar. Um exemplo disso aconteceu aqui no Brasil e há pouco tempo – mais precisamente em fevereiro de 2017 -, quando uma menina de 7 anos, residente em Apucarana, Paraná, foi a óbito após comer uma salsicha durante a comemoração de seu aniversário. No caso em questão, o engasgo sofrido levou a garota a sofrer uma parada cardiorrespiratória (confira aqui mais detalhes sobre o caso).
O maior problema da salsicha se dá quando ela é cortada da maneira errada. Ou seja, em rodelas. De acordo com informações do site ‘Diário de Biologia’, o diâmetro circular de uma salsicha tem o tamanho exato para se acoplar na traqueia de uma criança menor de três anos. Em outras palavras, se a criança não mastigar bem, há um risco muito grande da rodela tampar a traqueia (se descer na horizontal), impedindo a entrada de ar. E uma vez com o alimento nesta posição, é muito difícil desengasgar.
Portanto, é extremamente importante ter precaução antes de cortar um alimento para uma criança! Não é preciso abolir a salsicha da dieta do seu filho, mas sim, servi-la com cuidado.












